Distrito Federal

Retomada na Educação

Lula lança campus do IFB no Sol Nascente e promete chegar a mil institutos federais no Brasil

Nova unidade educacional vai custar cerca de R$ 25 milhões e vai oferecer 1.400 vagas para estudantes

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ministro Camilo Santana, presidente Lula e reitora Veruska Machado no lançamento d do campus Sol Nascente do IFB - Ricardo Stuckert / PR

O início da construção dos 100 novos campi de institutos federais em todo o Brasil foi marcado pelo lançamento da pedra fundamental do campus do Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília (IFB) nesta quinta-feira (11), com a presença do presidente Lula (PT). No evento, o presidente elogiou o Sol Nascente, falou da importância dos investimentos em educação e condenou práticas de violência contras as mulheres.

“Eu imaginei chegar aqui e encontrar um lugar feito de pedaço de madeira, que num tinha rua, que num tinha nada. Ai quando eu desço aqui eu to em uma cidade”, disse Lula no início do seu discurso, ao se referir a região administrativa do Sol Nascente, acrescentando: “Obviamente isso se deve ao trabalho de vocês, a organização de vocês e as reivindicações de vocês. Parabéns aos homens e mulheres da comunidade do Sol Nascente”.

Ao falar sobre o lançamento do novo campus da IFB, Lula lembrou que antes dele chegar à presidência o Distrito Federal não tinha nenhum instituto federal – com a criação dos novos campi no Sol Nascente e Sobradinho serão 12 unidades na capital. “Nenhum país do mundo evoluiu sem investimentos na educação. E tenho obsessão pela educação”, afirmou Lula destacando que o Brasil terá 782 institutos, mas que seu objetivo é chegar a mil escolas federais.

O presidente ainda destacou que os institutos têm uma função “primordial” para os jovens poderem aperfeiçoar seu conhecimento, arrumar um emprego e viver dignamente. “Para a mulher é mais importante porque todos nós sabemos que nesse país existe muita violência contra a mulher e violência, às vezes, dentro de casa que o marido não respeita muitas vezes a mulher”, acrescentou o presidente.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também participou do lançamento e ressaltou a importância da retomada dos investimentos federais, coma inclusão da educação no Novo PAC, o que possibilitou a criação de 100 institutos federais em todos os estados. “O presidente Lula foi o que mais fez, na história deste país, pelos institutos federais e pela educação superior. Foi o presidente que mais criou universidade, que mais criou institutos federais e volta agora para reafirmar o seu compromisso com a educação pública” avaliou o ministro.

Já a reitora do Instituto Federal de Brasília, Veruska Ribeiro Machado, lembrou que está na educação há 32 anos e ressaltou o quanto esse momento de expansão é importante. “Todos os dias eu acompanho a transformação de vidas. Essas vidas transformam os territórios em que elas estão inseridas. É isso que a gente pretende trazer para o Sol Nascente, que pessoas transformadas transformam suas vidas”, previu Veruska.

A vice-governadora Celina Leão (PP) também participou da cerimônia e fez um breve discurso – sob vaias – em que defendeu os investimentos que o governo do Distrito Federal realizou no Sol Nascente. O terreno para a construção do novo campus foi uma doação do GDF.

O evento contou com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass e dos deputados federais Reginaldo Veras (PV), Erika Kokay (PT), Rafael Prudente (MDB) e Gilvan Maximo (Republicanos). Também participaram os deputados distritais Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSOL), Ricardo Vale (PT) e Wellington Luiz (MDB).


Presidente Lula e autoridades prestigiam cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental do IFB / Valter Campanato/Agência Brasil

Mudança de vida

A estudante Maria Eduarda estava presente no lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Brasília no Sol Nascente e falou do seu sonho em estudar no local. “Estudar no IFB significa mudança de vida para mim e minha família. E agora que vamos ter um IFB aqui no Sol Nascente esse sonho fica ainda mais perto para mim e meus irmãos”, disse a estudante.

“É maravilhoso para a gente ter um Instituto aqui pertinho. Agora, os meus filhos e adolescentes daqui vão ter oportunidade de não só concluir o ensino médio, mas com curso técnico”, disse Sirleide Araújo dos Santos (conhecida como Bizza), moradora do Sol Nascente e coordenadora do MTST no DF. “Para a gente aqui da periferia conseguir chegar na faculdade é muito difícil. Então, já ter um curso técnico, encaminha pra um trabalho e torna esse sonho mais possível”, completou.

O campus do IFB do Sol Nascente vai custar cerca R$ 25 milhões e vai oferecer 1.400 vagas para estudantes do ensino médio e técnico. Ao mesmo tempo será construído o campus do Sobradinho. O IFB já conta com campi em Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Estrutural e São Sebastião.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino