Distrito Federal

Ressocialização

Projeto social leva unidade de Santa Maria a concorrer prêmio de melhor escola do mundo

Idealizado por professor de história, RAP já atendeu mais de 1.500 jovens; Veja como votar na iniciativa do DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Professor Francisco e socioeducandos da Unidade de Santa Maria - Bárbara Figueira/Secretaria de Educação do DF

O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal, está concorrendo ao Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024, na categoria "Superando as Adversidades". Os prêmios das World’s Best Schools são uma iniciativa da T4 Education, para prestigiar as melhores escolas do mundo, por meio de cinco categorias: Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis.

A Núcleo de Internação de Santa Maria conta com o projeto RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), idealizado pelo professor de história da instituição Francisco Celso. “O RAP significa ressocialização, autonomia e protagonismo. O que esses jovens precisam é de oportunidades”, explicou Francisco Celso, entusiasmado com o reconhecimento do trabalho coletivo realizado na Núcleo.

Atualmente, o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria conta com cerca de 60 adolescentes internos, mas, ao longo dos nove anos, cerca de 1.500 socioeducandos passaram pelo projeto, que atua na ressocialização dos jovens com ações socioculturais. “O RAP tem como objetivo inserir esses jovens na economia criativa e cultura, gerando renda e emancipação”, contou o professor Francisco, destacando que o projeto conseguiu um aproveitamento de quase 100% entre as meninas que passaram pelo projeto e não voltaram a vida infracional.

Desde 2020, o Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria conta apenas com meninos, já que foi criada uma unidade feminina no Gama – região administrativa vizinha. No entanto, o Projeto Rap também está desenvolvendo ações com essas meninas. Ainda segundo Francisco, o aproveitamento entre os meninos foi menor, uma vez que estão mais vulneráveis. Porém, é um resultado melhor que a média. “O que levou esses jovens a cometer infrações é a situação financeira e por isso precisamos trabalhar a reinserção, com esse apoio e capacitação”, argumentou Francisco.

O idealizador do Projeto RAP pede apoio da população do DF e todo o Brasil para votar pela Unidade de Santa Maria ganhar na premiação do voto popular. Além desse prémio, o júri técnico vai escolher escolas de cada categoria para também serem premiadas. A votação pública começou nesta quinta-feira (13) até às 20:59 do dia 28/06 e pode ser acessada através do portal do World's Best Schools.

“O projeto existe desde 2015, já recebemos mais de 20 prêmios e agora é uma grande satisfação termos sido selecionadas entre as melhores escolas do mundo. Isso é muito importante para Santa Maria, para o DF e o Brasil”, destacou Francisco.

Importância de projetos socioeducativos 

O coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Raça, Juventude e Violência da Universidade de Brasília (RAJ/UnB), Leonardo Ortegal, explica que projetos que trabalhem com qualquer iniciativa artística e criativa, originados nas periferias, bairros pobres e comunidades negras, são fundamentais.

De acordo com Ortegal tais ações tornam o trabalho socioeducativo e pedagógico significativo para os jovens. Ortega conta como isso é significativo para aqueles que estão respondendo a medidas socioeducativas ou frequentam escolas nos bairros periféricos da cidade, onde enfrentam desigualdades no acesso à educação, formação pessoal e oportunidades de escolarização.

"Projetos como o RAP-DF, que fez com que o núcleo de ensino da unidade de internação de Santa Maria se destacasse mundialmente como uma iniciativa de melhores de estratégias de educação do mundo, em pleno 2024, ainda é pontual. Esse tipo de projeto, na verdade, deveria ser multiplicado, até talvez replicado, guardado as particularidades de cada lugar, contexto, e medida socioeducativa de cada escola", ressalta o professor do Departamento de Serviço Social da UnB.

Ortegal explica ainda que, em um contexto de cumprimento de medidas socioeducativas, onde os adolescentes não encontram um ambiente ideal para explorar novos caminhos, iniciativas como essa se tornam praticamente obrigatórias nos programas socioeducativos oferecidos pelo DF ou pelo Brasil. "É através do RAP, da produção cultural, artística e dos próprios meios de autoformação da população negra e das periferias que o jovem encontrará algum sentido nas dificuldades que enfrenta", destacou.

Brasil no World's Best

Outros três colégios públicos brasileiros foram selecionados como os finalistas do prêmio World's Best. O critério da premiação é eleger escolas que atuam na transformação de vidas dentro das salas de aula. Também são finalistas: a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo (indicada na categoria "Colaboração da Comunidade"); EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba, no Pará (indicada na categoria "Ação Ambiental") e Colégio Militar de Manaus (indicado na categoria "Inovação").

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Edição: Rafaela Ferreira