O Diretório Central de Estudantes (DCE) Honestino Guimarães, da Universidade de Brasília (UnB), está promovendo uma campanha de arrecadação financeira para a compra de cestas básicas que serão destinadas a estudantes de baixa renda da própria universidade.
Os cortes no orçamento da UnB promovidos pelo governo federal, que afetaram a assistência estudantil aos mais vulneráveis, além dos efeitos da própria pandemia sobre a renda das famílias, piorou a situação de insegurança alimentar no DF.
Difundida pelas redes sociais do DCE-UnB, a campanha pede a doação financeira, por meio de PIX, para viabilizar a compra dos alimentos.
A ação também marca o Dia Nacional do Estudante, comemorado nesta quarta-feira.
Sem aulas presenciais, o Restaurante Universitário (RU) da UnB está fechado. Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica recebem auxílio alimentação emergencial. Nele, quem mora na Casa do Estudante recebe marmita. Quem mora em outra localidade, recebe em um valor em dinheiro. No entanto, o benefício muitas vezes não é suficiente nem chega a todos, por isso o DCE decidiu complementar esse apoio por meio de doações.
Edição: Márcia Silva