Depois de registrar no domingo (4) o dia mais quente do ano, com 34,5ºC, a semana dos brasilienses começa com o alerta laranja de perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em estado de atenção, a previsão para esta segunda-feira (6) é de que a temperatura máxima se aproxime dos 33ºC, com tendência de umidade relativa do ar entre 20% e 12% para os próximos dias.
Para esta terça-feira, feriado de 7 de setembro, a previsão é de que a temperatura máxima chegue a 32º e umidade relativa do ar fique com máxima de 55% e mínima de 15%.
Dados do Inmet apontam que as chances de chuva para a semana são praticamente nulas, previsão que pode mudar a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada da primavera em 22 de setembro.
Com temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar, os impactos para a saúde e a possibilidade do aumento no número de incêndios são maiores. Para minimizar os riscos à saúde, recomenda-se evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h as 17h, aumentar a ingestão de líquidos, hidratar o nariz com soro fisiológico, fazer refeições leves e usar protetor solar. Crianças e idosos devem ter atenção especial, pois são os mais afetados com problemas respiratórios
Nessa onda de calor, é preciso ficar atento, pois o tempo seco e a falta de cuidados são a mistura ideal para as queimadas. No fim de semana, o Corpo de Bombeiros recebeu chamadas para conter focos de incêndios no Parque Nacional, e em diversas regiões administrativas. O fogo poderia ter sido evitado na maior parte dos casos.
Para acionar o Corpo de Bombeiros em casos de incêndios, ligue 193.
Edição: Flávia Quirino