Neste sábado (18) a Cia Burlesca apresenta a última leitura dramática do Brecht na Biblioteca. Dessa vez o texto escolhido foi “Histórias de Sr. Keuner - Fragmentos daquele que pensa”, baseada em contos selecionados do livro de mesmo nome do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.
Sob direção de Patrícia Barros, as atrizes Julie Wetzel e Lyvian Sena e os atores Pedro Caroca e Pedro Henrick criaram cenas curtas a partir de alguns dos quase cem contos presentes do livro, em diferentes formatos e estilos, porém mantendo o caráter de leitura dramática, para serem apresentadas ao vivo.
Este projeto foi idealizado para acontecer presencialmente dentro da Biblioteca Pública de Brasília (312/313 Sul) com leituras dramáticas, palestras e oficinas de teatro. Porém, em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, todo o projeto foi adaptado para ocorrer virtualmente.
Brecht na Biblioteca
Dia 18 de setembro
Sábado, às 20h
Evento online e gratuito
Canal do Youtube da Cia Burlesca
Arte integrada à natureza
Até o dia 25 de setembro acontece a exposição Tempo de Plantar no Parque Bosque do Sudoeste, uma experiência para promover uma visão de mundo com mais encantamento, vínculo e cuidado com a natureza.
Uma Exposição fotográfica com as fotos das ações realizadas pelo Movimento Tempo de Plantar em 2019 e 2020, estão expostas durante todo o mês de setembro, dentro do horário de funcionamento do parque.
Além disso, neste sábado (18) acontecem oficinas de Identificação de Árvores com o fitopatologista Jorge Roland, Oficina Pedagógica com O Colégio Pueri e Candanguinho, e Oficina de Mandalas Naturais com o Grupo Alegria.
“A Oficina de Mandalas ensinará aos participantes a comporem mandalas coletivamente, utilizando flores, folhas e outros elementos naturais coletados pelo parque. As mandalas são diagramas simétricos, geralmente utilizados em terapias e meditações, que também possuem grande valor estético e decorativo”, conta Andressa Regina, do Grupo Alegria.
E na manhã do próximo sábado, dia 25, terá lançamento do Tempo de Plantar 2021 com o ambientalista César Araújo, e a Exposição e Oficina de Sementes com a educadora ambiental Simone Vaz de Holanda.
Artexposição Tempo de Plantar
Até o dia 25 de setembro
Exposição de segunda à sexta, das 6h às 21h
Atividades aos sábados, das 9h às 12h
Evento gratuito
Parque Bosque do Sudoeste
Campeonato de Poesia Falada
Este sábado (18) é dia da edição 2021 do SLAM DFão, às 20h, de forma virtual. O evento reúne participantes do Distrito Federal e Entorno para uma batalha de poesia falada.
Concorrendo à vaga para o Campeonato de Nacional de Poesia Falada - Slam BR estão Anna Moura, Mel Mesquita vulgo Medro, Prethaís, Mano Dáblio, Magno Asis e Magenta. Todos selecionados em eliminatórias de slams de diferentes Regiões Administrativas.
Conversamos com a participante Mel Mesquita, mais conhecida como Medro, travesti, multiartista do cenário cultural do DF, que atualmente está na pré-produção do seu primeiro álbum solo, Música Travesti Brasileira, composto por poesias musicadas autorais. “Vejo sempre uma competição como uma metodologia para uma finalidade maior, voltada para a resistência de corpos e culturas dissidentes.”
Slam DFão
Dia 18 de setembro
Sábado, às 20h
Evento online e gratuito
Memórias de Mestras em vídeo
Último episódio da série de vídeos Caravana das Alembranças vai ao ar segunda, dia 20, via Zoom. A exibição do episódio de “Tamá nas Terras do Aboiar” será seguida de bate-papo ao vivo.
A Caravana das Alembranças embarca na sua viagem começando pelas periferias do Distrito Federal, em visitas e vivências realizadas entre 2020 e 2021. Depois da bonequeira e artesã Tetê Alcandida, da cantora e compositora Martinha do Coco, agora é a vez da compositora e brincante de bumba-meu-boi Tamá Freire de Sobradinho-DF.
A proposta é um intercâmbio cultural significativo, que se nutre da convivência comunitária e afetiva com mestras griôs e aprendizes, enquanto uma forma de aprendizagem e produção partilhada de conhecimento. Ao acender velhas infâncias, apresenta o brincar enquanto necessidade humana de expressão, revelando memórias e segredos de outros tempos e lugares.
Para participar da exibição e bate-papo ao vivo, é preciso se inscrever antecipadamente. Os episódios anteriores estão disponíveis no Youtube. Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
Caravana das Alembranças
Dia 20 de setembro
Segunda, às 20h
Evento online e gratuito
Inscrições: Clique aqui
Teatro de Mamulengo na internet
Até o dia 25 de setembro acontece 2ª Roda de Mamulengos do DF, com programação online e gratuita de espetáculos, oficinas e um vídeo reunindo depoimentos de bonequeiros e bonequeiras atuantes no Distrito Federal.
Desde sua primeira edição, em 2019, a Roda de Mamulengo foi desenvolvida para contribuir com a salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no DF. Neste ano, reúne os grupos e artistas que compõem o Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, publicado em 2020 e elaborado através do trabalho conjunto entre os detentores da tradição, pesquisadora(es) e a Superintendência do Iphan no DF.
A 2ª Roda de Mamulengos é realizada como uma ação de auxílio emergencial aos brincantes que tiveram seus trabalhos artísticos interrompidos em decorrência da pandemia do Covid-19. A ação tem como proponente o brincante e agente cultural Thiago Francisco, conta com financiamento do edital FAC Apresentações Online, vinculado ao programa Conexão Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF.
Um evento da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB), em parceria com a Associação Fuzuê de Arte e Cultura.
Roda de Mamulengos do DF
Até 25 de setembro
Programação completa no site
Evento online e gratuito
História dos mantos tupinambás em exposição
Em cartaz na Funarte Brasília a Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá, sob tema da grande volta do manto tupinambá. A mostra ocorre na Galeria Fayga Ostrower, até o dia 17 de outubro, e depois segue em itinerância para a Casa da Lenha, em Porto Seguro, de 28 de outubro a 27 de novembro.
O trabalho integra o projeto “Os artistas viajantes europeus e o caso dos mantos tupinambás nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Seguro, e parte da história dos mantos tupinambás”, para refletir sobre as relações entre esse povo, o processo de dominação colonial e sua resistência.
A exposição, contemplada com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021, conta com obras de Edimilson de Almeida Pereira, Fernanda Liberti, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Livia Melzi, Rogério Sganzerla e Sophia Pinheiro, e curadoria de Augustin de Tugny, Glicéria Tupinambá, Juliana Caffé e Juliana Gontijo.
Seguindo protocolos de segurança oficiais, a Funarte Brasília adota diversas medidas para manter o ambiente protegido durante as visitações, com limitação de 50 pessoas ao mesmo tempo na galeria, sendo obrigatório o uso de máscara e distanciamento social de 1,5m, aferição de temperatura na entrada e disponibilização de álcool em gel no local.
Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá
Até o dia 17 de outubro
De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h
Evento gratuito
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
Funarte Brasília
Segue em cartaz
Caracas, Véi
18 e 19 de setembro
Sábado às 20h e domingo às 15h
Entrada franca
Setor L Norte, EQNL 2/4, Bloco B - Taguatinga/DF
Festival Plural
Até 18 de setembro
Evento online gratuito
Programação completa no site
Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça
18 e 19 de setembro
Sábado e domingo, das 14h às 18h
Acesso gratuito
Praça da QE 28 e QE 30, Guará
Movimento Internacional de Dança
Até 12 de outubro
Programação completa no site
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília
*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
Edição: Flávia Quirino