Distrito Federal

Teatro

Em Brasília, espetáculo inclusivo traz música, dança e Libras

Depois do Silêncio está em cartaz até terça, 21, no Teatro do CCBB

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Apresentação acontece no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência - CCBB/Divulgação

O teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília abriu nesta segunda (20) para receber o espetáculo Depois do Silêncio, que fica em cartaz até esta terça (21). A apresentação faz parte da programação da Mostra Internacional de Dança (MID) 2021, que começou no dia 7 de setembro e vai até 12 de outubro. 

O espetáculo é baseado na vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a lhe ensinar libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

A montagem conta com três atrizes dançarinas que se expressam por gestos, sons, movimentos, palavras e, simultaneamente, em libras, tornando a apreciação inclusiva para surdos. 

Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente, e Renata Rezende (atriz surda) traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje.

Depois do Silêncio está em cartaz no teatro do CCBB Brasília dias 20 e 21 de setembro, às 20h. Os assentos podem ser reservados no link. No último dia de apresentação, nesta terça-feira (21), é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o que torna a apresentação da peça ainda mais simbólica. 

Toda a programação e a sinopse do MID 2021 podem ser conferidas no site.

Edição: Flávia Quirino