A Feira Livre de Livros Usados acontece sábado, dia 25, no Mercado Cobogó na Asa Sul para amantes da leitura encontrar novas e antigas publicações, durante todo o dia.
Já se disse por aí que uma boa obra literária precisa e deve ser compartilhada, seja por meio de troca, doação ou venda a preços módicos. Muitos adeptos deste conceito tinham que ficar rodando a cidade atrás daquele livro, que tanto procura, ou consultar amigas/os, para saber que o tem.
Foi pensando neste público, ávido de uma boa leitura, que o Mercado Cobogó incluiu no seu calendário cultural a Feira Livre de Livros Usados. Um evento que reúne Sebos, Livrarias, Editoras independentes e Colecionadores.
O resultado é uma extensa miscelânia de vertentes literárias, onde se encontram desde catálogos, antologias e publicações ditas eruditas. Entre os sebos e livrarias, que participam da próxima edição, de número quatro, estão Ganga Livros, Sebo Linhas Livraria, Oto Reifschneider e Dom Caixote. Visitantes que queiram se desfazer de um ou outro livro de seu acervo, a feira os recebe para doação.
4ª Feira Livre de Livros Usados
Dia 25 de setembro
Sábado, das 10h às 20h
Evento gratuito
CRN 704/705, Bloco E, Lojas 51/56, Asa Norte - Mercado Cobogó
Espetáculo de circo, teatro e dança
Neste final de semana a Trupe de Argonautas reestreia O Baile, espetáculo de circo, teatro e dança criado em 2008, e agora apresentado em formato online.
Durante o período de pandemia nos vimos aprisionados em nossos medos, desejos, sonhos e expectativas. A oportunidade de encontrar outras pessoas surge através de uma noite em um baile. Pessoas desconhecidas assumem suas personas em busca de novas experiências possibilitando viver o presente. Será que estamos prontos?
Com direção de Lívia Bennet, e elenco formado por Pedro Martins, Thiago Enoque, Tallyta Torres, Ana Sofia Lamas, Súlian Princivalli e Luig Ernani, o espetáculo acontecerá na plataforma zoom, e ao final de cada sessão haverá bate-papo com a equipe sobre o processo de criação.
O Baile
Dias 24, 25 e 26 de setembro
Sexta às 20h, Sábado às 17h, 19h e 21h e domingo às 15h, 17h e 19h
Evento online e gratuito
Retirada de ingressos pelo Sympla
Inclusão nos palcos
A Fundação Nacional de Artes lança a quarta fase do Festival Funarte Acessibilidança, com a Região Centro-Oeste, representada por espetáculos premiados do Mato Grosso do Sul, do Distrito Federal e de Goiás.
Compõe a programação do festival a Cia. Theastai de Artes Cênicas (MS), Arteviva Produções Artísticas, Universo Criativo e Cia. de Dança Street Cadeirante (DF) e Grupo Dança Inclusiva (GO), em cartaz na internet de setembro a outubro.
O Festival Funarte Acessibilidança foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso público, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promovem o acesso de todas as pessoas à arte. As próximas fases apresentarão obras do Sudoeste.
Festival Acessibilidança
Até 13 de outubro
Programação completa no link
Evento online e gratuito
Procuram-se cartazes de cinema
Mostra de Cartazes de Cinema de Brasília estão com inscrições abertas até 03 de outubro para exposição virtual de cartazes para cinema, prestigiando a produção brasiliense do cinema contemporâneo.
Ao todo, serão selecionados 40 cartazes pela curadoria do projeto, sendo aberta uma votação popular para escolha do público para a premiação do primeiro lugar com uma menção honrosa. A galeria virtual, exibida no website do projeto, será lançada em novembro de 2021.
As responsáveis pela curadoria são Clara Moreira, Edileuza Penha de Souza e Michelle de Fátima. O evento é realizado pela Mica Design & Cultura com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura e SECEC DF.
Cine Ilustríssimos
Inscrições até 03 de outubro
Edital disponível aqui.
Mais informações: [email protected]
Projeto cênico digital
Está no ar Performer Lab, um trabalho que une cinema, teatro, performance e fotografia, criado pelo ator Gustavo Araújo, com conteúdos inéditos entre setembro deste ano e março de 2022.
Youtube e Instagram são o palco digital para laboratório de experimentos cênicos e performativos baseados em dramaturgia ou não, sob a direção de artistas convidados e com roteiros criados de forma colaborativa. O processo criativo dos trabalhos é estabelecido por meio da interação multilinguística.
"Dessa interação de elementos, surgem os processos criativos que abrangem narrativas documentais, bem como narrativas ficcionais, frutos de diálogos estabelecidos entre as linguagens", explica Gustavo Araújo, que criou o projeto em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, para adaptar a linguagem cênica a partir da fronteira híbrida entre as diversas plataformas de atuação e gerar produtos de "sobrevivência artística nesse contexto".
Performer Lab
Até março de 2022
Evento online e gratuito
Segue em cartaz
Caracas, Véi
24, 25 e 26 de setembro
Sexta às 20h, Sábado às 19h e domingo às 15h
Entrada franca
Setor L Norte, EQNL 2/4, Bloco B - Taguatinga/DF
Artexposição Tempo de Plantar
Até o dia 25 de setembro
Evento gratuito
Parque Bosque do Sudoeste
Roda de Mamulengos do DF
Até 25 de setembro
Evento online e gratuito
Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça
Dia 25 de setembro
Sábado, das 14h às 18h
Acesso gratuito
Praça da QE 34, Guará
Movimento Internacional de Dança
Até 12 de outubro
R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília
Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá
Até o dia 17 de outubro
De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h
Evento gratuito
Eixo Monumental, SDC - Funarte Brasília
*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Flávia Quirino