A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) vai realizar neste sábado (9), oficinas temáticas para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot), instrumento de planejamento e gestão urbana da cidade.
As oficinas, que discutem os principais desafios enfrentados nas cidades, são promovidas em uma região administrativa que representa um grupo de cidades, intitulada Unidade de Planejamento Territorial (UPT).
Amanhã (9), as atividades vão acontecer em Ceilândia e Guará, abarcando a UPT Oeste e a Central Adjacente 2. A UPT Oeste, que inclui Taguatinga, Brazlândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Ceilândia, possui o maior contingente populacional dentre as Unidades de Planejamento.
De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), de 2018, a UPT Oeste conta com uma população urbana de aproximadamente 920 mil habitantes, o que corresponde a 31,72% da população do DF.
No entanto, a quantidade de participantes presenciais será limitada a 100 pessoas para cada oficina.
::PDOT: Debate sobre ordenamento territorial não inclui os mais pobres::
Entidades da sociedade civil, que compõem o Fórum Quem Participa DF? denunciam que a proposta apresentada pelo GDF não garante as condições para a participação social efetiva da população dos territórios.
A UPT Central Adjacente 2 é composta pelo Núcleo Bandeirante, Guará, Riacho Fundo, Águas Claras, SCIA/Estrutural, SIA e Vicente Pires.
Ao todo, serão sete oficinas temáticas organizadas pela Seduh, sempre aos sábados, nos períodos da manhã e tarde. A primeira já foi realizada em Santa Maria.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Flávia Quirino