Distrito Federal

Imunização

Imunossuprimidos já podem se vacinar sem agendamento no DF

Pessoas nessa condição devem comparecer diretamente aos pontos de vacinação indicados

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Estima-se que, no DF, as pessoas com algum tipo de imunossupressão somem uma população de 26 mil pessoas - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pessoas que têm imunossupressão grave, como doenças congênitas, câncer, transplantados, HIV positivo, entre outros, já podem receber a dose adicional contra a covid-19 sem necessidade de agendar atendimento no Distrito Federal.

A medida começa a valer a partir desta segunda-feira (11). Confira a lista dos pontos de vacinação.  

Desde que começou no DF, há algumas semanas, a aplicação da dose de reforço neste público era feita a partir de um agendamento prévio no página da Secretaria de Saúde. Agora, basta a pessoa comparecer em um dos pontos de vacinação indicados para este público, levando cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico.

Diferentemente da dose de reforço para idosos e profissionais de saúde, que requer um intervalo mínimo de seis meses após a segunda dose (ou dose única), a dose adicional para imunossuprimidos graves é aplicada a partir do 28º dia após a segunda dose. O imunizante utilizado é preferencialmente o do laboratório Pfizer-BioNTech.

A dose adicional foi acrescentada especificamente para esse público após análises de uma menor resposta imune desses pacientes, mesmo depois do recebimento da segunda dose ou dose única.

Estima-se que, no DF, as pessoas com algum tipo de imunossupressão somem uma população de 26 mil pessoas. No entanto, até agora, pouco mais de 6 mil compareceram aos postos para tomar a dose de reforço.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino