O espetáculo “A Moscou! Um palimpsesto” ganha curta temporada de 29 a 31 de outubro de 2021 no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia.
Concebido e dirigido Ada Luana, o espetáculo nasceu do desejo de rasurar e reescrever o passado. Tendo como ponto de partida o clássico “As três irmãs” de Anton Tchekhov, a Cia Setor de Áreas Isoladas criou um palimpsesto, isto é: um pergaminho antigo cujo texto era raspado para dar lugar a um novo, o qual acabava por guardar vestígios do antigo.
Com dramaturgia de Ada Luana e Gabriel F e elenco formado por Ada Luana, Ana Paula Braga, Camila Meskell, Filipe Togawa, Kalley Seraine e Taís Felippe, “A Moscou! Um palimpsesto” é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF e circulará ainda por São Paulo e Rio de Janeiro.
Formada em 2008 por ex-alunos do Departamento de Artes Cênicas da UnB a companhia brasiliense Setor de Áreas Isoladas inicia sua trajetória artística com a trilogia Estudos sobre a Violência, formada pelos espetáculos Vialenta (2008), Terapia de Ris(c)o (2009) e Qualquer coisa eu como um ovo (2012).
A Moscou! Um palimpsesto
Dias 29, 30 e 31 de outubro
Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h
Entrada franca
QNN 27, AE Lote B, Ceilândia Norte - Teatro Sesc Newton Rossi
Livro e literatura
Começa nesta sexta-feira, dia 29, a 11ª Jornada Literária do Distrito Federal realizada pela Associação Cultural Jornada Literária do DF com o patrocínio da Secretaria Especial da Cultura.
A programação começa com Ivan Zigg, João Bosco Bezerra Bonfim, Felipe Cavalcante e Marco Miranda conversando com estudantes e professores do CAIC do Paranoá a respeito dos livros distribuídos e trabalhados previamente pelo projeto.
Na sequência Odilon Moraes abre o Ciclo de Conferências que segue até março de 2022 com Stela Barbieri, Daniel Munduruku, Fernando Vilela, Talita Hoffmann, Celso Sisto e fecha com Marina Colasanti.
A Jornada Literária do Distrito Federal tem o objetivo de promover o gosto pela leitura literária por meio do encontro da literatura, do livro e do escritor e é voltada para pessoas, comunidades e grupos que, usualmente, não têm acesso a esse bem cultural.
11ª Jornada Literária do DF
De outubro de 2021 a março de 2022
Programação completa no site
Evento on-line e gratuito
Transmissões pelo Youtube
Caracas, véi
Nesta sexta, 29, às 20 horas, o espaço Caracas, Vei, localizado em Taguatinga, realiza uma roda de conversa sobre Saúde pública, o papel do CFM na pandemia e a defesa do SUS em tempos de Bolsonaro. O médico sanitarista Vinicius Ximenes participa do debate mediado por Daniel Sabino.
No sábado, 30, às 16 horas, acontece uma Oficina de Discotecagem e a partir das 20 horas, tem Discotecagem Afrobrasileira, com DJ Sá.
Caracas, Véi
Sexta, 29 de outubro, 20 h
Roda de Conversa sobre o SUS
Sábado, 30 de outubro, 20h
Discotecagem Afrobrasileira
Couvert somente R$ 5,00
Local: Eqnl 2/4 Taguatinga-Norte
O circo está de volta
Neste final de semana a Vila Telebrasília e a Vila Planalto receberão o projeto O Maestro e o Palhaço - Artes nas Praças, de graça e com muita graça.
Apresentações circenses, oficina de construção de brinquedos e contações de histórias fazem parte da programação que tem como atrações a dupla de clowns Tapioca e Espirolinda, a contadora de histórias Déborah Paiva e o mestre da palhaçaria Madioca Frita.
Déborah Paiva apresentará duas histórias de sua autoria, que viraram livros: “Tico e a Agrofloresta” e “Maricota - quero sombra e água fresca”, orientando as crianças para o cuidado com o planeta.
A oficina de construção de brinquedos teve que passar por adaptações para cumprir com as medidas de segurança, de combate ao covid-19. Dessa forma, as oficinas funcionarão como uma demonstração das técnicas de confecção de brinquedos tradicionais da infância e outros usados em números circenses.
O Maestro e o Palhaço - Artes nas Praças
Dias 30 e 31 de outubro
Sábado e domingo, às 15h
Evento gratuito
Praça da Resistência e Praça da Igrejinha - Vila Telebrasília e Vila Planalto
Arte preta, periférica e corpos dissidentes
A Casa de Cultura A Pilastra em parceria com o projeto ConexãoAfro e o BSB Plano das artes apresenta o evento A Pilastra na Rua neste domingo, 31, no Guará.
Com objetivo de fomentar a arte preta, periférica e corpos dissidentes do DF, em especial o Guará, este evento contará com a articulação de diversos coletivos, projetos artísticos-culturais, e empreendedores da economia criativa da região.
O evento contará com as atrações Lohanny Kayna, Francine Tina, Aff Mídia, Pietra Sousa, Piàthekid, Kel, Vika Vieira, Giovanni, HateRCT, Lara Lis e Aqualtune, Macla e Lyndon.
Além de música, A Pilastra na Rua irá contar com pontos de arte com intervenções, instalações e performances de artistas visuais do Guará. Feirinha com marcas locais, oficina de skate, rodas de conversa e muito mais.
A Pilastra na Rua
Domingo, 31 de outubro
10h às 22h
Evento gratuito (mediante apresentação do cartão de vacina com pelo menos a 1ª dose)
QE 40, Guará II - Casa de Cultura A Pilastra
Segue em cartaz
Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil
Até 31 de outubro
De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília
Exposição de Xilogravuras de Valdério Costa
Até 31 de outubro
De sexta a domingo, das 10h às 16h
Entrada franca
CRS 508, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo
Festival Mulher em Cena
Até 31 de outubro
Programação completa: www.arcana.org.br
Evento online e gratuito
Transmissões pelo Youtube
Alquimia da Dança
Até 08 de novembro
Terça a domingo, das 9h às 17h
Evento gratuito (consultar valor de acesso ao Jardim)
SMDB, Conjunto 12, Lago Sul - Jardim Botânico de Brasília
Espetáculo Melodrama de Xicaxaxim
Até 27 de novembro
Sexta à segunda, às 20h
Evento online e gratuito
Transmissões pelo Youtube
Feira no Setor
Todo domingo
Das 9h às 17h
Entrada franca
SCS - Galeria dos Estados
Joaquim Paiva: Cor e Vida
Até data indeterminada
Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada franca
Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga
*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Flávia Quirino