Acontece até o dia 07 de novembro a 18ª Edição do Sesc Festclown nos espaços culturais do Sesc do DF, e com transmissões ao vivo pelo Youtube.
Um dos maiores festivais de palhaçaria da América Latina terá em sua programação 23 apresentações de palhaças e palhaços e cinco ações formativas com debates, mostra de documentários e Podcasts.
A 18ª edição do Sesc Festclown reúne palhaços brasileiros e de outros países, seja em solo, duos, trios ou grupos que dialogam com os mais diversos públicos como infantil, infantojuvenil e adulto.
Do Distrito Federal são dez atrações: Cia Concertina, Grupo Pirilampo, Celeiro das Antas, Excêntrica Família Firula, BR.s.a Coletivo de Artistas, Cia Circo Rebote, Palhágico Chouchou, Trupe Raiz do Circo, Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso e Palhaço Trevolino.
Conversamos com Galileu Fontes, que estará na programação com o espetáculo Show de Palhágica do Chochou, e para ele “é uma honra estar no Festclow, por ser uma realização pessoal também, pois quando estava pensando em seguir na palhaçaria, sempre fui nas edições anteriores, assistia todos os espetáculos, fazia oficinas e isso me ajudou muito, e era um sonho estar um dia apresentando no palco do Festclow”.
Sesc Festclow 2021
Até 07 de novembro
Programação completa no site
Evento híbrido com entrada franca (mediante doação de 1kg de alimento)
Unidades do Sesc DF e Youtube
::Filme Marighella está em cartaz: confira os horários ::
Artes Visuais e Plásticas
Em cartaz a exposição “Sinta-se” produzida por Bruno Ferraz no mais novo espaço artístico de Brasília, o Underground Coworking.
Até janeiro de 2022 a exposição reúne obras artísticas do pernambucano Edmar de Morais, da carioca Rosana Cruz e do artista Kalash de Brasília que chegam com suas técnicas únicas, mas que acabam se conectando pelo momento em comum. O momento da valorização do sentir.
A valorização da maternidade e um expurgo ao ato de sentir, seja para o lado positivo ou negativo, dão mote a uma exposição que, por meio de três visões, três artistas, se conecta mediante o ato de clamar pela arte e pela expressão sociopolítica, além da singela e também simples arte que fala do amor, que pode ser tanto puro, quanto visceral.
A mistura dos três artistas dá nome à exposição “Sinta-se” que tem visitação gratuita e estreou em outubro. Não recomendada para menores de 12 anos.
Exposição Sinta-se
Até janeiro de 2022
De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h
Evento gratuito
SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking
Trabalhos em cerâmica
Neste sábado, dia 06, tem a segunda edição do Cobogó de Cerâmica na área externa do Mercado Cobogó, localizado na Asa Norte.
Um dia inteiro reservado para visitantes poderem apreciar múltiplos trabalhos em cerâmica artística e utilitária, com a possibilidade de adquiri-los das mãos de quem os faz, exclusivamente artesanais, unitários ou em baixíssima escala, e traz em cada uma das peças a assinatura e identidade de quem as realizou.
Ao todo, 13 artistas ceramistas participam do 2º Cobogó de Cerâmica, todas e todos de Brasília. Entre mais experientes e principiantes, apresentam-se, elas e eles, enquanto iguais neste encontro e assinam como Alfaia Cerâmica, Amor Im Cerâmica, Ana + Flávia, Ateliê Ara, Bento Arts, Cerâmica Lunar, Mica Cerâmica, Cris Martim, Esbarro Cerâmica, Fernanda Vasconcelos, Flavia Pinto, Luciana Cosati e Seu Barromeu.
2º Cobogó de Cerâmica
Dia 06 de novembro
Sábado, das 10h às 20h
Evento gratuito
SCRN 704/705, Asa Norte - Mercado Cobogó
Música
Programação musical do Jamburita Cozinha tem atrações nesta sexta e sábado à noite.
Começando sexta-feira com a cantora e violonista Sam Defor recebendo seus convidades. E no sábado a DJ Tamara Maravilha divide o palco com Fernanda Jacob.
Nascida em Sobradinho, Fernanda Jacob já esteve em diferentes movimentos artísticos, como Samba da Rua, Grupo Embaraça, Bloco Essa Boquinha Eu Já Beijei e banda Contém Dendê. Em 2018 interpretou Dona Ivone Lara no espetáculo musical sobre a sambista.
Jaburita Cozinha tem promovido eventos que misturam gastronomia, música e artes plásticas em um espaço livre de preconceitos, atraindo o público LGBTQIA+ da cidade.
Jamburita Sessions
05 e 06 de novembro
Sexta e sábado, às 19h
Courvet artístico a partir de R$10
SCRN 714/715, Bloco F, Loja 18, Asa Norte - Jamburita Cozinha
Diversidade todo dia
No próximo dia 10 de novembro será lançado o Calendrang 2022 no Cine Brasília, produzido pelo coletivo de artistas transformistas Distrito Drag do DF.
As artistas Drag Queen Medu Zaa e Rojava estarão no palco comandando a noite que terá em sua programação performances de Marcinha do Corintho, Elloá Negrinny, Mellina Imperia, Ayobambi, Andyva e Haus Of Lafond.
A noite mais esperada da cena cultural LGBTI da capital federal tem entrada franca com retirada antecipadas de ingressos pelo Sympla. O tema do Calendrag de 2022 são filmes brasileiros e conta com fotografias de dragqueens de todo o Brasil estampando as páginas do calendário: Baby Brasil, Dionisio Viva, Simone Lafond, Cassandra Morgan, Organzza, Brenda Max, Nágila Goldstar, Sereia Punk, Ikaro Kadoshi, Linda Brondi, Tiffany, Shihara, Natasha Vox, Mabel Molotov, Rita Von Hunty e Marcinha do Corintho.
“Hoje o Distrito Drag tem um papel extremamente importante na visibilidade da nossa arte, de forma nacional, e ser convidado para o calendário desse ano é um marco na minha história de 12 anos de drag queen”, diz Magno Garrido, que dá vida à Natasha Voxx, e estará no Calendrag 2022 com uma das representantes do DF.
Lançamento Calendrag 2022
Dia 10 de novembro
Quarta-feira às 19h
Evento gratuito (Retirada de ingressos pelo Sympla)
EQS 106/107, Asa Sul - Cine Brasília
Segue em cartaz
Alquimia da Dança
Até 08 de novembro
Terça a domingo, das 9h às 17h
Evento gratuito (consultar valor de acesso ao Jardim)
SMDB, Conjunto 12, Lago Sul - Jardim Botânico de Brasília
:: No Gama, mostra de teatro reúne sete espetáculos ::
Mostras do Espaço Semente
De 03 a 16 de novembro
Programação completa
Entrada franca
Setor Central, Gama - Espaço Semente
Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim
Até 27 de novembro
Sexta à segunda, às 20h
Evento online e gratuito
Transmissões pelo Youtube
11ª Jornada Literária do DF
De outubro de 2021 a março de 2022
Programação completa: www.jornadaliterariadf.com.br
Evento on-line e gratuito
Transmissões pelo Youtube
Feira no Setor
Todo domingo
Das 9h às 17h
Entrada franca
SCS - Galeria dos Estados
Joaquim Paiva: Cor e Vida
Até data indeterminada
Todos os dias, das 9h às 17h
Entrada franca
Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga
*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino