Para difundir a cultura LGBTQI+ a partir da arte transformista, o coletivo Distrito Drag, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), organiza a mostra Performática Drag.
Com o tema “Nossas Cores, Nosso Orgulho!”, o projeto selecionou 30 performers do Distrito Federal e Entorno que vão participar de três sessões de mentoria artística, entre 26 e 28 de novembro, com as drag queens Alexia Twister (SP), Lídia Brondi (DF) e a diretora e dramaturga Daniela Diniz. Após a atividade, as selecionadas vão preparar uma apresentação que será transmitida em live no canal do Youtube do coletivo Distrito Drag.
A drag queen, Andyva Divã, está entre as selecionadas e destaca que o projeto é fantástico. Para ela, é importante que a linguagem drag esteja inserida nas mostras produzidas na cidade. “Nós vivemos fenômenos de reverberação dessa arte que até pouco tempo não era entendida como linguagem” observa.
Andyva conta que a sua personagem nasceu em 2015, nos espaços da Ocupação Dulcina, “que é essa diva que saiu da high society e decidiu ir pro submundo pra viver o que é a cultura na sua essência”, e agora vai compartilhar um espaço de arte drag com mais 29 artistas. “Estou muito feliz”.
Ela destaca que cada artista tem a sua proposta, a sua estética, a sua vivência e que vão estar todas juntas numa proposta de troca de energia e aprendizado. “É muito importante para a cidade, e é muito importante para mim quanto artista”.
Sobre o processo formativo a partir das mentorias, Andyva ressalta que a maioria das perfomers são autônomas, “ensaiamos em casa, nosso camarim é o nosso quarto. A nossa criação surge muito das nossa casas, mas nesse processo a gente vai pode ter uma visão de pessoas que tem o olhar técnico, que podem contribuir para a nossa performance”, aponta.
“Esses mentores vão conseguir me mostrar o que eu posso dar a mais, que eu ainda não coloquei pra fora. O processo formativo para nós performers independentes, maioria periférica, é importante sempre”.
Além das mentorias e da apresentação, cada artista selecionada vai recebe o cachê artístico no valor de R$ 1 mil.
Veja a lista das artistas selecionadas:
1. Andyva
2. Ayobambi
3. Baby Brasil
4. Bonnie Butch
5. Bopety
6. D’ávilla
7. Dália Del Mar
8. Débora Dip
9. Dita Maldita
10. Divã Angelina Boweer ( Angel )
11. Donna Karão
12. Esmeralda (Paco Leal)
13. Giovanna Scarpati
14. Henry C. Leicam
15. João Victor De Oliveira Perosa
16. Katrinna Jhones
17. K-Halla
18. Licorina
19. Likidah
20. Lushonda
21. Nágila Goldstar
22. Rubi Ocean
23. Samialien
24. Sereia Punk
25. Shayennie Aparecida
26. Tiffany, A Drag Cênica
27. Verônica Strass
28. Xantara Thompson
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino