O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa a ser aplicado domingo (21), em todo o país. Cerca de 3,1 milhões de inscritos farão a prova. Trata-se do menor número de participantes desde 2005, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
:: Análise | As baixas no Inep às vésperas do Enem: o projeto de desmonte segue seu caminho ::
No Distrito Federal, o total de inscritos é 61.463. A grande maioria (57.713) fará a prova impressa e o restante está inscrito para a prova digital. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento dos mesmos às 13h. O início da prova é a partir de 13h30 e vai até às 19h.
No primeiro dia de Enem, os candidatos farão as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Nesta edição, o tema será o mesmo, tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito à mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
No domingo seguinte, dia 28, será o segundo dia de prova do Enem. Nesta data, serão aplicadas a prova de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Assim como na edição anterior do exame, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, a máscara de proteção facial é item obrigatório.
Não serão aceitos documentos digitais ou digitalizados. Os participantes devem apresentar os documentos originais, impressos. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (RG), a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. Segundo o Inep, os locais de provas estarão completamente higienizados.
Também é recomendado que levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, que podem levar à eliminação do candidato.
Os estudantes devem portar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que tem todos os dados sobre horário de abertura e fechamento dos portões e número da salas.
O que não pode levar
Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.
Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. Caso algum aparelho eletrônico, mesmo dentro do envelope, toque ou emita algum sinal sonoro, o candidato poderá ser eliminado.
A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. Em seguida, ele deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
*Com informações da Agência Brasil.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino