A população do Distrito Federal conta com um novo posto de vacinação centralizado na capital do país. A unidade de atendimento foi inaugurada pela Secretaria de Saúde do DF nesta segunda-feira (6) pela manhã, quando disponibilizou um total de 450 doses das vacinas AstraZeneca e Coronavac, tanto para primeira quanto para segunda aplicação.
A iniciativa é fruto de uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
O objetivo maior, segundo o GDF, é facilitar o acesso à primeira dose para aqueles que ainda não a tomaram. O ponto atende todos os públicos elegíveis para vacinação (idosos, adultos e adolescentes) e oferece imunizantes para primeira e segunda dose, além da dose de reforço.
"A estimativa de público a ser atendida dependerá da demanda espontânea observada durante esta primeira semana de funcionamento, mas a pasta ressalta que a Região de Saúde Central possui estoque de vacinas suficiente para atender qualquer demanda que se apresentar", informou a SES-DF, em nota. Diariamente, circulam pela Rodoviária do Plano Piloto cerca de 700 mil pessoas. Trata-se do maior terminal multimodal da Região Centro-Oeste, integrando o transporte de ônibus, linhas do BRT e metrô.
O ponto de vacinação está localizado ao lado da Administração da Rodoviária e funciona de segunda à sexta, das 9 às 16h30. A equipe do local é composta por um Responsável Técnico (RT) da Secretaria de Saúde e 13 profissionais providos pela parceria com o Sesc.
Vacinação no DF
Desde o início da campanha de vacinação no DF, foram aplicadas mais de 2,2 milhões de vacinas em primeira dose, o que corresponde a 88,78% da população com 12 anos ou mais (75% da população) geral.
Já a imunização completa (com duas doses ou dose única da Janssen) foi concluída por cerca de 2 milhões de pessoas, o que corresponde a 78% da população com 12 anos ou mais (65,91% da população total).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino