Distrito Federal

Monitoramento

Secretaria da Justiça do DF lança observatório da criança e do adolescente

A finalidade é monitorar políticas relacionadas ao grupo em âmbito distrital, bem como promover estudos e diagnósticos.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O portal mantém dados estatísticos de crianças desaparecidas, escolaridade, nascimento, mortalidade infantil, violência e vulnerabilidade socioeconômica. - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), com base no Decreto Nº 42.544/2021, lançou na terça-feira (14) o Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal – ODCA/DF.

A finalidade do Observatório é monitorar as políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente em âmbito distrital, bem como à realização de estudos, diagnósticos e relatórios acerca dessas políticas.

Constituído em ambiente virtual, o portal mantém dados estatísticos relativos às condições de vida dessa população, como por exemplo, índices de crianças desaparecidas, escolaridade, nascimento, mortalidade infantil, violência e vulnerabilidade socioeconômica e as informações estão disponíveis para qualquer cidadão.

Gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania, a construção da ferramenta contou também com o apoio da Caesb e da Polícia Civil do DF.

O decreto que instituiu o ODCA destaca que, a Presidência e a Vice-Presidência do Comitê Gestor do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente serão ocupadas por membros indicados pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal e designados pelo Governador do Distrito Federal.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino