A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está com cerca de 50 mil doses em estoque para a vacinação contra o vírus da Influenza A H3N2, causador de formas graves da gripe e que está atualmente em circulação no país. Disponível para toda a população, a vacinação contra a gripe não chegou a atingir 90% do público prioritário no DF, como crianças, gestantes, pupérperas, idosos e pessoas com comorbidades. A campanha vacinal começou em abril.
Segundo a pasta, o DF recebeu cerca de 1,1 milhão de vacinas contra a influenza, montante do qual 90,99% foi aplicado, considerando toda a população e não apenas o público-alvo inicial da campanha.
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacina disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.
O vírus da gripe tem preocupado especialistas. Algumas regiões do país, como Rio de Janeiro, vive um surto da doença, que pode ser grave, levar à internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e até à morte.
Veja onde encontrar o imunizante nos postos de atendimento espalhados pelo DF.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Márcia Silva