Distrito Federal

Saúde animal

Campanha de castração de cães e gatos abre 3,2 mil vagas gratuitas no DF

Inscrições prévias devem ser feitas na próximas quinta (27) e sexta (28); saiba como

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF abre 3,2 mil vagas na primeira etapa da Campanha de Castração de Cães e Gatos - Breno Esaki/Agência Saúde

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) realiza, nas próximas quinta (27) e sexta-feiras (28), o cadastramento para a primeira campanha de castração de cães e gatos de 2022. Ao todo, segundo o órgão, serão oferecidas 3.236 vagas para atendimento nas clínicas Coração Peludinho, no Gama; Dr. Juzo, em Samambaia; PedAdote, no Paranoá, e Animais Hospital Veterinário, em Ceilândia.

Pelo cronograma, as inscrições devem ser feitas com base na espécie e no sexo do animal. O cadastro de cães e gatos (machos) será na quinta-feira (27), enquanto o de gatas e cadelas (fêmeas) será na sexta (28).


Cronograma da primeira etapa da campanha de castração de cães e gatos do DF em 2022 / Divulgação/Ibram

Os links para preenchimento dos formulários online serão disponibilizados no site do Brasília Ambiental nos horários indicados no cronograma e ficarão abertos até que todas as vagas sejam preenchidas.

A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do Ibram reforça que apenas a conclusão do cadastro não garante a vaga para o animal. O resultado final com a lista dos contemplados será publicado até 4 de fevereiro, também no site do órgão, assim como as respectivas datas das cirurgias, previstas para o período de 8 de fevereiro a 18 de março, conforme escolha no ato do cadastro. O procedimento, se aprovado, será gratuito para o tutor. 

O procedimento de castração, incluindo a anestesia geral intravenosa, serão gratuitos para o animal contemplado. Porém, pelo regulamento, alguns animais podem necessitar de anestesia inalatória, que deve ser custeada pelo tutor. As situações mais frequentes em que a anestesia inalatória é exigida são: animais de raças braquicefálicas (focinho achatado), animais de raças consideradas sensíveis, animais obesos (com escore corporal acima de 3/5), animais com idade igual ou superior a 5 anos, animais que apresentam doenças crônicas ou sequelas de doenças pregressas. A avaliação sobre a necessidade de anestesia inalatória e outros procedimentos complementares será feita pelo médico veterinário.  

Leia aqui as regras da campanha.

Para mais informações sobre a campanha, pessoas interessadas no serviço devem entrar em contato com o Brasília Ambiental pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (61) 98553-2756.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino