Distrito Federal

Processo eleitoral

Eleições: prazo para emitir ou regularizar o título se encerra em 4 de maio

Devido a pandemia de Covid-19, a biometria está suspensa como forma de prevenção ao contágio.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
De acordo com a legislação, o prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor é encerrado 180 dias antes do pleito. - Foto: Reprodução TSE

Para garantir a participação no processo eleitoral e poder exercer o direito de escolha dos próximos deputados distritais, deputados federais, governador, senadores e presidente da República é preciso que os eleitores regularizem o título ou solicitem a primeira via do documento até 4 de maio.

De acordo com a legislação, o prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor é encerrado 180 dias antes do pleito para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação em todo o país.

Aos 18 anos, a estudante de ciências sociais, Sofia Cartaxo, vai votar pela primeira vez. Para ela o voto já é obrigatório, como estabelece a legislação. No entanto, a moradora de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, ressalta que “é de extrema importância exercer o voto consciente mesmo quando não é obrigatório”.

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar. Para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.


Aos 18 anos, a estudante de ciências sociais, Sofia Cartaxo, vai votar pela primeira vez. Para ela o voto já é obrigatório. / Foto: Arquivo pessoal

Para a estudante, o processo eleitoral é a forma mais direta de “exercer nosso poder para as decisões do país”. Ela destaca que, além de comparecer às urnas, é determinante “buscar realmente as propostas dos candidatos, e se envolver como possível na formação política da região”.

Cartaxo ressalta que cada voto pode fazer a diferença para a construção de um sistema político que esteja alinhado com as reais necessidades da população. “É possível fazer a diferença pelo voto, mesmo que não exclusivamente, pois penso ser importante acompanhar os mandatos para reivindicar os direitos, mas creio que tudo isso começa com um voto consciente”, aponta a eleitora.

Como fazer

Para solicitar a primeira via do título de eleitor, transferência ou alteração de dados pessoais, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) e ir até a aba “Eleitor e eleições”.

Em seguida, clicar em “Título eleitoral” e na sequência ir em “Tire ou altere seu título – Título Net”. Depois e só descer a barra de rolagem e iniciar o atendimento remoto, preencher os dados no formulário, anexar foto do documento de identidade e fazer uma selfie segurando o documento ao lado do rosto e comprovante de endereço.

Devido a pandemia de Covid-19, a biometria está suspensa como forma de prevenção ao contágio, o que não impede o exercício do voto.

*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino