Distrito Federal

Agenda Cultural

Monólogo com transmissão online é uma das atrações para o final de semana, confira os destaques

Espetáculo "O Ocaso de Norma Desmond" será transmitido on-line e gratuito de sexta a domingo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O espetáculo é um monólogo, baseado no filme Sunset Boulevard - Divulgação

O espetáculo "O Ocaso de Norma Desmond", baseado no filme Sunset Boulevard, será transmitido pelo Youtube neste final de semana.

O enredo apresenta Norma Desmond, uma grande estrela do cinema mudo que cai no ostracismo após a chegada do som aos filmes. Sozinha em sua mansão na avenida Sunset Boulevard, acaba conhecendo o roteirista Joe Gillis, por quem se apaixona. Mas Joe tem outros planos na vida e também outro amor. O ciúme de Norma leva a história para um final trágico.

O projeto realizado com recursos do FAC, conta com Denis Camargo na direção de cena, Rafael Ribeiro no piano, Carol Resende na direção audiovisual e edição de vídeo, João Mendonça na iluminação e Hugo Lemos na produção.

Janette Dornellas é cantora lírica, professora de canto, atriz, produtora, Mestre em Performance pela Universidade Federal de Goiás, Doutoranda na Universidade de Brasília, e fundadora da Casa da Cultura Brasília.

Espetáculo O Ocaso de Norma Desmond

Dias 04, 05 e 06 de fevereiro (evento online e gratuito)

Sexta, sábado e domingo às 21h

Transmissões pelo Youtube

Música ao ar livre


O evento começa às 10h e termina às 11h30, os protocolos de segurança serão respeitados / Divulgação

Batuque no Eixão está de volta neste domingo, dia 06, pela manhã na altura da 206 Norte.

Promovido pelo Vivendo e Batucando, o evento é um ensaio aberto de percussão que tem o ritmo do Maracatu de Baque Virado como fio condutor. O som começa às 10h e termina às 11h30.

A pandemia ainda não acabou, logo o ensaio vai rolar respeitando os protocolos de segurança, com uso de máscaras, álcool gel e mantendo a distância mínima de 2 metros. Chamem a família e amigos, levem sua canga e bebidinhas para curtir a bateria.

A bateria percussiva é composta por alfaias, caixas, taróis, agbês, ganzás, agogôs e gonguês. Há um Mestre que chama as loas (pequenas canções) e a corte responde cantando e dançando. 

Batuque no Eixão

Dia 06 de fevereiro (evento gratuito)

Domingo, das 10h às 11h30

206 Norte, Eixão da Asa Norte (atrás do posto de combustível)

Experimentação poética


Experimentação poética com Lupe Leal tem inscrições abertas / Foto: Clarice Alves

Estão abertas as inscrições para o Workshop "Olhar Voz Aqui Agora" com Lupe Leal e Victor Castelo, de maneira virtual.

A experimentação de três horas de duração tem uma abordagem que relaciona de maneira especializada a voz e os olhos. O foco da prática é trabalhar ferramentas concretas que auxiliem na performance artística e poética para profissionais e entusiastas das poéticas corporais. 

Será lançada mão de potencialidades neuromotoras dos movimentos dos olhos para mover a atenção interna-externa e engajar a voz como um componente da emoção e da expressividade. O evento acontecerá no dia 19 de fevereiro, sábado, das 14h às 17h.

Lupe Leal desenvolve um trabalho inédito para dinamização da atenção da(o) performer a partir de movimentos oculares, chamado "Olhar Criador". Victor Castelo pesquisa abordagens terapêuticas corporais, técnica Alexander, psicotraumatologia e a potência da voz e do criar artístico.

Workshop Olhar Voz Aqui Agora (Evento online)

Inscrições até 19 de fevereiro

Informações: (61) 99373-5770 

Mostra fotográfica


Exposição do fotógrafo argentino Marcelo Brodsky reúne 38 obras representativas dos últimos 40 anos / Divulgação

Em cartaz no Museu Nacional da República a exposição "Eternas diásporas" do fotógrafo argentino Marcelo Brodsky.

A primeira exposição individual institucional de Brodsky em Brasília tem curadoria de Charles Cosac e reúne 38 obras representativas dos últimos 40 anos do fotógrafo. As imagens detalham ditaduras e movimentos de libertação e independência de diversos países.

As fotografias, com apontamentos cujo resultado Cosac compara a retábulos, registram, “de modo enfático e poético, ditadura, movimentos de libertação e independência em diversos países”, declara o curador.

Argentino de família russa, Marcelo Brodsky nasceu em 1954 em Buenos Aires, onde vive até hoje. Na ocasião do golpe militar na Argentina, em 1976, exilou-se em Barcelona, na Espanha. Por lá, estudou Economia e Fotografia. Marcelo volta à Argentina em 1984 e realiza a primeira exposição em 1986.

Exposição "Eternas diásporas"

Até 06 de março (evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Mezanino)

Guará tem festival

O Festival FICA do Guará chega aos seus 20 anos de realizações e lança edital para seleção das atrações de sua próxima edição em formato online.

Fruto da união de agentes culturais guaraenses, o FICA nasceu em 2003 do desejo de fortalecer a cena cultural da região. E mais do que isso, apresentar para todo o DF a qualidade de seus artistas.

Entre as vertentes que compõem a programação desta edição, estão a música, a contação de histórias, o teatro, as performances, o circo, oficinas artísticas e o cinema. Todas as informações podem ser conferidas acessando o edital. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 12 de fevereiro.

O FICA - Festival de Incentivo à Cultura e Arte será realizado entre os dias 23 e 27 de março de 2022 em formato online. Todas as atividades são gratuitas ao público. Em 2020, ainda no início do confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o festival foi pioneiro, no DF, ao realizar uma edição 100% online e gratuita.

Festival FICA

Inscrições até 12 de fevereiro (evento online e gratuito)

Inscrições: www.ficafestival.com.br

Informações: [email protected]

Residência artística em dança


Projeto CorpoManifesta será realizado no Centro de Dança / Divulgação

Inscrições abertas para participação no Projeto CorpoManifesta, que realizará 140 horas de atividades voltadas à dança na capital.

Os interessados poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. Ao final de cada residência, haverá uma apresentação aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.

CorpoManifesta será realizado no Centro de Dança, espaço reaberto em 2018 e situado no coração de Brasília, essa cidade plural, multifacetada, com habitantes oriundos de todas as partes do país. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas.  

O projeto contará com profissionais como Daniel Calvet, Kanzelumuka, Martha Hincapie e Edson Beserra. Este último também assina a idealização do projeto, que é produzido pelo coletivo Composto de Ideias e conta o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da SECEC-DF.

Projeto CorpoManifesta

Até 07 de maio

Inscrições pelo formulário

Informações: [email protected]

SAN, Quadra 01 - Centro de Dança de Brasília 

Segue em cartaz

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro (evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

Exposição Hospitalidade 

Até 06 de fevereiro (evento gratuito)

Sextas, sábados e domingos, das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Galeria Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

Até março (evento online e gratuito)

Programação completa

Transmissões pelo Youtube

Exposição Fora dos Planos

Até 06 de março (evento gratuito)

De Sexta a Domingo, das 9h às 17h

Setor Cultural Sul, Lote 2 - Museu Nacional da República

OSDRAMÁTIKOS

De 01 de fevereiro a 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo online

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Informações: (61) 99156-7979

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino