Distrito Federal

Agenda Cultural

Cineclube Raimunda exibirá filmes nacionais em Planaltina, veja outros destaques

Final de semana tem diversas atrações, eventos online e presencial

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Na próxima quarta, estarão em cartaz "O Menino da Porteira" às 15h e "Os Narradores de Javé" às 19h30 - Divulgação

Planaltina ganha o Cineclube Raimunda com exibição de filmes brasileiros todas as quartas no Mini Teatro Lieta de Ló.

A proposta idealizada por Preto Rezende prevê matinês para os pequenos e noturnas para os adultos, semanalmente. O objetivo principal é auxiliar na formação de plateia e na difusão do cinema nacional. Na próxima quarta, estarão em cartaz "O Menino da Porteira" às 15h e "Os Narradores de Javé" às 19h30.

Durante os meses em que o Cineclube estará ativo, a cultura se fará presente, principalmente no momento em que o retorno às salas de cinema acontece fora de Planaltina. Além da exibição dos filmes, haverá também um breve bate-papo entre curador e o público, afinal, o estímulo ao pensamento crítico também faz parte da proposta enquanto instrumento formativo e transformador.

A iniciativa do Grupo Cultural Senta Que o Leão é Manso, que coordena o projeto, tem como curador o próprio idealizador do teatro Lieta de Ló, o artista Preto Rezende, que há anos contribui ativamente para a manutenção de produtos artísticos no DF. A produção executiva fica a cargo de Edivando Cândido. 

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30 (Evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló 

Exposição

A Pilastra e DeCurators recebem a exposição "Arerê são canções para voltar" com visitações aos sábados até março.

A exposição Arerê conta com a participação dos artistas  Dalton Paula, Douglas Ferreiro e Romulo Barros, e curadoria de Pietra Sousa. 

O artista menino Dalton Paula mora e trabalha em Goiânia, é bacharel em Artes Visuais e investiga o corpo silenciado. Douglas Ferreiro é artista visual nascido em Teresina, Piauí e reside em Brasília. E Romulo Barros nasceu e cresceu no interior de Minas Gerais, utiliza da manualidade e artesania em seus trabalhos.

“Arerê é canção episteme da origem e a circularidade de buscar o retorno, o presente e o futuro. Arerê é onomatopéico de si. Substantivo quimbundo(irerê), é  ave de asas negras e pés plúmbeos. As canções cantam parecenças, ressurgimento, e narrativas dessemelhantes derivado das diásporas originárias daqui e de lá”, define Pietra Sousa.

Exposição Arerê são canções para voltar

Até 12 de março (Evento gratuito)

Sábados, das 10h às 18h

CLN 412, Bloco C, Loja  12, Asa Sul - A Pilastra

Fotografia


A exposição Arerê conta com a participação dos artistas Dalton Paula, Douglas Ferreiro e Romulo Barros, e curadoria de Pietra Sousa. / Foto: Lainha Loiola

Ensaio fotográfico para desconstruir narrativas limitantes ganha exposição em vídeo e website, pelo projeto multimídia "Miragens" de Lainha Loiola e Gustavo Letruta.

Desprotagonizados, afastados, marginalizados, são as posições que alguns corpos, por mais que se façam presentes em nosso cotidiano, cabem ocupar em certos espaços. Em Miragens, olhar, lente e luz direcionam o foco aos corpos dissidentes ganham protagonismo nas cenas.

A realização do projeto, concebido por Lainha Loiola e Gustavo Letruta, dá vida a uma vontade alimentada pelos dois há aproximadamente 3 anos. São artistas cujo perfil de atuação dialoga com a fotografia e o audiovisual, e aprofundam suas pesquisas no universo da rua e da sociedade em seu dia a dia.

Em exposição permanente desde o início do ano, o projeto está em cartaz no site, onde também podem-se assistir a vídeos no YouTube. Miragens também está nas redes da produtora do projeto Saturno Cultural e da proponente Lainha Loiola.

Exposição Miragens

Permanente (Evento online e gratuito)

Site do projeto

Mais informações no link

Programa na internet


Banda Detrito Federal é uma das atrações / Divulgação

Vai ao ar no dia 22 o Arte Fato, programa ao vivo com atrações artísticas que convida personalidades para bate-papos acerca de temas da atualidade.

Inicialmente concebido para transmissões exclusivamente virtuais, Arte Fato começa aos poucos a receber plateia restrita a convidados e convidadas. Dinâmico, o programa de edições quinzenais promovido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, chega à sua 19ª Edição na próxima terça-feira.

O programa contará com as presenças de Paulão de Varandeiro e José Sóter, criadores do irreverente e tradicional bloco de carnaval Pacotão. Além de Leny Valadão, historiadora e diretora do SEEBB e Francinaldo Araújo, diretor da FETEC/CN.

Entre as atrações desta edição do programa, estão os dançarinos, professores de dança de salão e coreógrafos Mariana Brito e Thiago Brito. No campo da música, o percussionista maranhense radicado em Brasília, Carlos Pial promete surpreender o público com seu trabalho. A outra atração musical é um ícone do Rock Brasília dos anos 1980, Detrito Federal, uma das precursoras do Punk Rock Nacional. 

Arte Fato

Dia 22 de fevereiro (Evento online e gratuito)

Terça-feiras, às 20h

Transmissão pelo Youtube

Grafitti


Oficinas acontecem na Casa de Cultura do Guará / Divulgação

Juliana Borgê lança neste final de semana o projeto "Caliandras Urbanas", uma iniciativa de ocupação de espaços urbanos com criações em pintura de grafitti.

A realização de Caliandras Urbanas propõe priorizar a apropriação de espaços urbanos a partir da produção artística feminina e sua estética, como protagonistas. O espaço escolhido pelo projeto foi a Casa de Cultura do Guará, onde ocorrem as oficinas formativas e pintura de parede.

A fonte de inspiração para a composição deste projeto foi o grupo Guerrilha Girls que começou suas atividades em 1985, em Nova Iorque-EUA, e sua principal característica é o combate ao sexismo e ao machismo na arte. Este grupo de mulheres faz com que a sociedade reflita, trazendo um olhar igualitário e consciente.

Iniciadas nesta semana, Caliandras Urbanas vem oferecendo oficinas gratuitas e online em diferentes técnicas de arte urbana, sendo de Fotografia Urbana, com Gabriela Mutti; Xilo & Stencil, com Juliana Borgê; e de Grafitti, com Didi Colado. A segunda etapa das oficinas será presencial, nos dias 19 e 20, na Casa de Cultura do Guará.

Caliandras Urbanas

Dias 19 e 20 de fevereiro (Evento gratuito)

Inscrições via formulário

Informações: (61) 98654-2569

Segue em cartaz

11ª Jornada Literária do DF

Até março (Evento online e gratuito)

Programação completa

Transmissões pelo Youtube

Exposição Fora dos Planos

Até 06 de março (Evento gratuito)

De Sexta a Domingo, das 9h às 17h

Setor Cultural Sul, Lote 2 - Museu Nacional da República

Exposição "Eternas diásporas"

Até 06 de março (Evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Mezanino)

Exposição Brasília em 10 Athos

Até 11 de abril (Evento gratuito)

De segunda a sexta-feira, das 09h às 19h

EQS 504/505, Bloco A, Asa Sul - Sesc Estação (Galeria)

Projeto CorpoManifesta

Até 07 de maio

Inscrições pelo formulário

Informações: [email protected]

SAN, Quadra 01 - Centro de Dança de Brasília 

Rama - Grupo de Estudos em Teatro de Animação

Até 21 de julho

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

A partir de R$ 30,00 (bolsas disponíveis)

Inscrições pelo formulário

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo online

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Informações: (61) 99156-7979

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino