No Distrito Federal, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) tem promovido ações para atender os cidadãos que se encontram em vulnerabilidade social. Neste mês, o 2º mutirão PopRuaJud atendeu cerca de 100 pessoas com demandas que vai da retirada de documentos pessoais à regularização de benefícios sociais.
A ação, uma parceria entre o Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e Justiça Federal (Seção Judiciária do DF), com participação da Secretaria de Desenvolvimento Social e diversos órgãos dos poderes Judiciário e Executivo do GDF, tem como objetivo atender à população de rua, dar vazão às demandas, garantir os direitos e dar dignidade e proteção a esse público. A previsão é que o mutirão para atendimento jurídico aconteça a cada três meses.
O mutirão foi organizado no início de novembro do ano passado, durante evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando o Distrito Federal foi considerado referência nacional no atendimento à população em situação de rua. Cerca de 400 pessoas já foram atendidas pelo projeto.
O Distrito Federal conta com dois Centros Pop localizados em Brasília e Taguatinga, duas regiões com a maior incidência de pessoas em situação de rua. Neste local são ofertados atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social.
Ambos funcionam diariamente das 7h às 19h, nos seguintes endereços: Plano Piloto (903 Sul) e Taguatinga (QNF 24 A/E nº 02 Módulo A).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino