Distrito Federal

Pandemia

DF aguarda entrega de imunizantes para iniciar segunda dose de reforço em idosos

Pessoas acima de 80 anos serão as primeiras a receber uma nova vacina contra a covid-19

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Idosos com 80 anos ou mais poderão tomar uma segunda dose de reforço contra a covid-19; data será anunciada nos próximos dias pela Secretaria de Saúdo do DF - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Depois que o Ministério da Saúde emitiu comunicado em que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço em idosos com mais de 80 anos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que vai iniciar o novo ciclo tão logo as remessas de vacinas sejam enviadas à pasta pelo governo federal. 

"Solicitamos à população que aguarde a definição, pela Secretaria de Saúde, da data de início da aplicação de desse segundo reforço para idosos acima de 80 anos", afirmou Divino Valero, subsecretário de Vigilância do DF, durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (24). Segundo ele, as datas serão amplamente divulgadas. O público de 80 anos ou mais é estimado em cerca de 40 mil pessoas no DF.

De acordo com o Ministério da Saúde, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer.

Além da Pfizer, o ministério disse que as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas na aplicação da segunda dose de reforço, independentemente do imunizante anterior. A pasta reforçou, no entanto, que há doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo de idosos.

Vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde do DF também reforçou que a campanha de vacinação contra a influenza começará no próximo dia 4 de abril, e vai até 3 de junho. Esse período é definido pelo Ministério da Saúde e acontece para que a população do público-alvo seja imunizada antes da época mais fria do ano. 

O DF já recebeu 96 mil doses para iniciar a imunização do público-alvo. A campanha nacional contemplará profissionais de saúde e idosos a partir dos 60 anos nesta primeira etapa.

Na segunda fase da campanha, que começa no dia 3 de maio e vai até 3 de junho, o público-alvo serão crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população indígena, professores, gestantes e puérperas, caminhoneiros e motoristas de transporte público, além de forças de segurança. Somente no DF, o público prioritário para receber a vacina da gripe é de pouco mais de um milhão de pessoas. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva