Distrito Federal

Agenda Cultural

Cena cultural movimenta o final de semana no DF, confira

Espetáculo cômico "Vladimir" estreia na Cidade Estrutural

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Espetáculo Vladimir - Foto: Humberto Araújo

“Vladimir” tem dramaturgia de Iury Persan e foi desenvolvido a partir da comicidade física para falar sobre a vida de um azarão que mora em um barraco improvisado e cercado de remendos. É nesse lugar, em meio à esperança de mudar de vida, que Vladimir é surpreendido pela chegada de uma ladra.

Os dois personagens da trama surgem como caricaturas, que através da gestualidade dos dois atores, desenham no palco situações tragicômicas repletas de simbologias. O espetáculo apresenta elementos técnicos e estéticos em sua encenação que se aproximam da realidade vivida por populações pobres de qualquer parte do Brasil e da luta diária pela sobrevivência em uma sociedade desigual e repleta de contradições. 

Além de assinar o texto, Iury Persan também atua no espetáculo ao lado da atriz Analu Rangel. A direção geral é de Getulio Cruz e direção de atores e assessoria em comicidade de Ana Vaz. O espetáculo conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Espetáculo Vladimir

Dias 01, 02 e 03 de abril (evento gratuito)

Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Agência do Trabalhador AE 9, Praça Central, Cidade Estrutural - Centro Cultural CREAS

Teatro no Conic

Neste fim de semana tem sessões gratuitas do espetáculo "Um Teto Todo Seu" na Birosca do Setor de Diversões Sul (Conic).

"Um Teto Todo Seu" aposta na comédia para aprofundar em temas feministas. Em meio a um cenário caótico, onde a ordem das coisas só faz sentido a quem lá habita, o enredo se desenrola dentro de uma casa onde vivem duas mulheres.

Sem apresentar com clareza em qual período da história ou região estão, as duas personagens debatem temas feministas. Em seus diálogos, falam ainda do protagonismo feminino, conquistado através dos feitos de mulheres que se destacam na história.

O texto da peça é inspirado no ensaio homônimo de Virginia Woolf. Na obra de Woolf, a mulher atua como espelho que reflete a imagem engrandecida do homem e, desta forma, está sempre diminuída em relação a ele. A atuação do elenco faz referências ao Teatro do Absurdo, enquanto o roteiro ao dramaturgo Eugène Ionesco.

Espetáculo Um Teto Todo Seu

Dias 01, 02 e 03 de abril (evento gratuito)

Sexta a domingo, às 18h e 20h

SDS, Conic, Asa Sul - Birosca

Residência em Dança


Projeto CorpoManifesta - Residência com Daniel Calvet / Divulgação

O bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker Daniel Calvet chega a Brasília para uma residência artística com muito close e ousadia  no Centro de Dança. 

A residência proposta pelo artista será baseada no universo do projeto Cabaré Rosa Grená, desenvolvido em parceria com Gleysson Moreira. O projeto é uma revisitação ao teatro de revista e o burlesco para a construção de cenas cômico/eróticas.

A ação faz parte do projeto CorpoManifesta, que oferece 120 horas dedicadas à dança na capital e o convite ao projeto partiu do idealizador Edson Beserra. Em sua carreira como bailarino, Calvet trabalhou com grandes nomes da dança brasileira, como Henrique Rodovalho, Deborah Colker, João Saldanha, Carlota Portella entre outros. 

As inscrições estão abertas via formulário e o número de participantes é limitado. Na residência, o  primeiro momento se dará sempre com enfoque a uma preparação corporal que liberte e conecte os corpos com suas pulsões para em um segundo momento experimentarmos jogos de improviso.

Projeto CorpoManifesta - Residência com Daniel Calvet

De 04 a 09 de abril (Evento gratuito)

De segunda à sexta das 18h às 22h e sábado das 14h às 22h

SAN Quadra 1, Asa Norte - Centro de Dança de Brasília

Brasil e Argentina em conexão


Grupo portenho Cuerpoequipaje / Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 06 de abril, acontecerá um bate-papo virtual entre os grupos Poética da Matéria de Brasília e Cuerpoequipaje de Buenos Aires.

O encontro faz parte do projeto de Residência Artística Cuerpo Poético que vem sendo realizado desde fevereiro entre os dois grupos de maneira online, e versará sobre o processo, as expectativas e as ações que serão desenvolvidas no projeto.

A residência internacional acontece até maio e durante o percurso será compartilhado com o público o processo por meio de diferentes ações, começando por este bate-papo de apresentação, em seguida publicação de diários de bordo na internet e demonstração de trabalho final via transmissão online.

O projeto é realizado com recursos do edital permanente Conexão Cultura DF da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio cultural da Trupe Trabalhe Essa Ideia, e tem por objetivo investigar diferentes áreas das artes cênicas voltadas para a pesquisa em teatro de animação.

Projeto Cuerpo Poético - Bate-papo

Dia 06 de abril (Evento online e gratuito)

Quarta-feira às 18h30

Transmissão pelo Youtube

Literatura e jornalismo

No dia 06 de abril tem lançamento do livro "Rejeitos: Vidas marcadas pela lama" de Luana Melody Brasil e Victor Corrêa na Livraria da Travessa do Casapark.

Os jornalistas Luana e Victor apresentam o livro-reportagem resultado de investigações sobre os efeitos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineradoras no município de Mariana, Minas Gerais, em 2015.

No dia do lançamento, terá sessão de autógrafos, venda de livros e acontecerá uma conversa com os autores e a participação da professora Dione Oliveira Moura da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), que assina o prefácio do livro.

Luana Melody Brasil é jornalista formada pela UnB e mestre em Ciência Política pela Universidade do Quebec em Montreal. Victor Corrêa é jornalista formado na Faculdade de Comunicação da UnB. “Nosso livro também é um esforço para ajudar nesse trabalho de arquivo da tragédia, que transformou as vidas de moradores das comunidades mineiras e capixabas ao longo da Bacia do Rio Doce e afluentes.”, afirmam os autores.

Lançamento do livro "Rejeitos: Vidas marcadas pela lama"

Dia 06 de abril

Quarta-feira, a partir das 19h

Evento gratuito (venda de livros no local)

SGCVS Lote 22, 4A, Casa Park Shopping - Livraria da Travessa (Piso Superior)

Presença feminina


Casa de Cultura do Guará / Divulgação

A Casa de Cultura do Guará recebe a partir deste sábado, dia 02, a exposição "Caliandras Urbanas", uma mostra coletiva feminina de artes visuais.

Como resultado de oficinas artísticas realizadas em fevereiro, Caliandras Urbanas convida a comunidade para prestigiar a produção das vinte artistas a partir das 14h deste sábado, onde também acontecerá a entrega de pintura artística que cobre a fachada da Casa de Cultura do Guará.

Idealizado, coordenado e conduzido por mulheres, Caliandras Urbanas surgiu com o objetivo de fomentar e unificar a presença feminina na arte do DF. Para tanto, foram realizadas três oficinas formativas de novas artistas, sendo Fotografia Urbana, com Gabriela Mutti, Xilo & Stencil, com Juliana Borgê, e Grafitti, com Didi Colado.

Para a abertura da exposição, que ficará em cartaz até o dia 21 de abril, Juliana Borgê, idealizadora do projeto, propôs a realização de uma série de atividades. Palestras e debate irão discorrer acerca da historicidade e cena atual da arte urbana feminina no DF. DJ e MC’s conduzirão o evento com música e rimas afirmativas, e a ocasião também contará com performance de dança e vídeo mapping.

Exposição Caliandras Urbanas

Até 21 de abril (Evento gratuito)

De segunda a sábado, das 9h às 18h

QE 25, Guará II - Casa de Cultura do Guará

Arte para e com Sobradinho 


Multiartista e arte-educadora Helen Dieb do Giral das Artes / Foto: Sergio Alberto

Um novo espaço de arte e cultura chega no Grande Colorado, em Sobradinho, sob comando da multiartista e arte-educadora Helen Dieb, o Giral das Artes.

Serão oferecidos diferentes cursos em diferentes expressões cênicas, voltado para público iniciante e intermediário, de todas as idades, com opções de aulas presenciais e onlines. Moradora de Sobradinho, Helen Dieb sentiu necessidade de abrir um espaço dedicado ao fazer artístico, ao lado de outros profissionais que farão parte da equipe e com apoio da Costura Criativa.

Entre os cursos oferecidos, estão aulas de canto e expressão vocal, instrumentos musicais (violão e ukulele), interpretação de texto, alongamento corporal, teatro e circo. Além disso, o espaço abre as portas para sensibilização aquática para bebês, natação para crianças e adolescentes, aulas de patins, artesanato e introdução à permacultura.

Helen Dieb é professora de artes, atriz, compositora, musicista e produtora. Estudou Artes Cênicas na Faculdade Dulcina de Moraes e atuou com eventos no Ministério da Cultura, Fiocruz, INCTI e grupos de teatro de Brasília.

Espaço Giral das Artes

Início das aulas em abril

Inscrições

Informações: 61 98517-5503

Condomínio Rural Mansões, A23, Colorado, Sobradinho

Segue em cartaz

Lembranças

Até 10 de abril (Evento gratuito)

Programação completa

Informações: 61 998467-2837

Exposição Brasília em 10 Athos

Até 11 de abril (Evento gratuito)

De segunda a sexta-feira, das 09h às 19h

EQS 504/505, Bloco A, Asa Sul - Sesc Estação (Galeria)

Exposição Quanto Te Lembras?

Até 11 de abril (Evento gratuito)

Diariamente das 9h às 19h

CLN 103, Bloco A, Loja 52, Asa Norte - Quanto Mais

Festival Mosaico Cultural

Até 15 de abril (Evento online e gratuito)

Programação completa

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Exposição Extraclasse

Até 17 de abril (Evento gratuito)

Terça a domingo, de 9h às 20h30

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília (Galeria 4)

Projeto CorpoManifesta

Até 07 de maio

Inscrições pelo formulário

Informações: [email protected]

SAN, Quadra 01 - Centro de Dança de Brasília 

Exposição Xingu 57: Viagem ao Brasil Central

Até 22 de maio (Evento gratuito)

Terça-feira a Domingo, das 09h às 18h30

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República

Exposição Trilogia limítrofe

Até 04 de junho (Evento gratuito)

Quintas e sextas, das 09h às 18h e sábados, das 11h às 17h

SCES Trecho 3, Asa Sul - Centro Cultural TCU (Galeria Marcantonio Vilaça)

Exposição Segue em Anexo

Até 15 de junho (Evento gratuito)

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República 

Rama - Grupo de Estudos em Teatro de Animação

Até 21 de julho

Quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

A partir de R$ 30,00 (bolsas disponíveis)

Inscrições pelo formulário

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30 (Evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló

Cine Le Corbusier

Permanente (Evento gratuito)

Todas as quartas-feiras, às 19h

SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil

 

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino