A partir desta segunda, 18, tem início o projeto literário Diálogos Contemporâneos, realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo (Secult/Mtur). As conferências serão realizadas sempre às 19 horas, no Espaço Cultural do Shopping Liberty Mall, e têm entrada gratuita.
A proposta é um ciclo de oito conferências entre público e literatos de diversos locais do país e também de profusas áreas de conhecimento com o intuito de contribuir para a reflexão e busca de novas perspectivas para o Brasil a partir de saberes e obras literárias.
Nesta segunda, 18, o escritor, pesquisador, ambientalista e líder indígena, Ailton Krenak, inaugura o projeto com a primeira conferência que tem como tema "A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade". A mediação será da jornalista e escritora, Verenilde Pereira.
:: UnB aprova título de Doutor Honoris Causa para o líder indígena Aílton Krenak ::
Com a mediação do rapper GOG, o poeta e cofundador do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz, participa do projeto na terça, 19, e fala sobre o tema "Literatura e realidade".
:: “A literatura não é mais o pão do privilégio, nós conseguimos dessacralizá-la”, afirma Vaz ::
A última conferência do mês, será realizada no dia 26 de abril e conta com a presença do escritor Fernando Morais que falará sobre "Guerras culturais – corações e mentes, negacionismo e pós-verdade". O debate será mediado pela jornalista Tereza Cruvinel.
:: Fernando Morais: “Não basta eleger Lula. É preciso ter uma bancada que o ajude a governar” ::
Para a produtora do evento Cléria Costa, este ano as pessoas estão bastante ávidas por dialogar e discutir temas relacionados à vida, principalmente após os períodos de isolamento devido à pandemia.
"Acreditamos que o cenário sociopolítico brasileiro e mundial estão cheios de interrogações. Há uma necessidade de se discutir o futuro da humanidade e, por isso, acreditamos que o projeto literário Diálogos Contemporâneos ocupa papel importante neste momento de grandes expectativas e turbulências sociais, econômicas e políticas".
Em maio participam do projeto Preta Ferreira, Fabrício Carpinejar, Mary Del Priori, Tony Bellotto e Viviane Mosé. A programação completa pode ser conferida no site do Diálogos Contemporâneos.
"Os temas apresentados procuram ir ao encontro de diferentes questionamentos para os quais as pessoas procuram respostas: o papel dos que não são mais jovens na sociedade, meio ambiente e sociedade de consumo, negacionismo e pós verdade, desigualdades étnico-raciais, segurança e violência policial, a busca da felicidade, entre outros. O projeto é um painel de debates, discussões e reflexões para estimular o pensamento crítico do público sobre a complexa realidade da vida, do país e do mundo", pontua Cléria.
A entrada é gratuita e está sujeita à lotação de 300 lugares. Os ingressos serão distribuídos no local do evento a partir das 18 horas do dia de cada conferência, por ordem de fila e apenas um por pessoa. Também há transmissão online ao vivo pelo canal do Diálogos Contemporâneos no YouTube.
Confira a programação:
18 de abril - 19h
Tema: "A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade", com Ailton Krenak
19 de abril - 19h
Tema: "Literatura e realidade", com Sérgio Vaz
26 de abril - 19h
Tema: "Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade", com Fernando Morais
2 de maio - 19h
Tema: "Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história", com Preta Ferreira
3 de maio - 19h
Tema: "O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens", com Fabrício Carpinejar
9 de maio - 19h
Tema: "Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil", com Mary Del Priori
10 de maio - 19h
Tema: "Segurança e violência policial na literatura brasileira", com Tony Bellotto
16 de maio - 19h
Tema: "O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver", com Viviane Mosé
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino