Distrito Federal

previna-se

Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo terá 79 postos no DF

Campanha acontece neste sábado (30); saiba quem pode se imunizar e localize a unidade mais próxima

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses devem tomar tanto a vacina contra o sarampo quanto a da gripe (influenza) - Tony Winston/Agência Brasília

O Distrito Federal terá 79 pontos de atendimento no Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo, programado para este sábado (30). As duas campanhas vão atender crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, idosos acima dos 60 anos, além dos grupos prioritários de vacinação. Os postos estarão abertos das 9h às 17h.

A campanha contra a influenza foi iniciada no dia 4 de abril e no DF atende aos idosos com 60 anos ou mais e as crianças com idades entre 6 meses e menos de 5 anos incompletos (até 4 anos e 11 meses e 29 dias).

No dia D, neste sábado, a imunização também atenderá a gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas de todas idades, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também serão atendidas pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, explica que a vacinação contra a influenza em 2022 inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou um surto de influenza no início de 2022. A expectativa é a de que uma maior cobertura vacinal evite o aumento do número de casos. “Com mais pessoas vacinadas, o número de casos cai”, afirma.

A meta do governo do Distrito Federal (GDF) é vacinar 90% do público-alvo até o dia 3 de junho, data prevista para o encerramento da campanha. Em 2021, a cobertura vacinal contra a gripe em Brasília ficou em 67,4%, número muito abaixo do esperado.

Ao todo, o público-alvo da campanha soma 1.086.547 pessoas no DF. A partir do dia 2 de maio, quando começa a segunda fase da campanha, a vacinação seguirá aberta a todo público-alvo.

Para se vacinar é preciso levar documento de identidade e CPF. Quem tiver cartão de vacina também pode levar o documento para atualizar a imunização. O uso da máscara é obrigatório nos postos de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, quem tem mais de 12 anos pode tomar a vacina contra a gripe (influenza) em conjunto com outros imunizantes, incluindo as vacinas contra a covid-19. Já crianças de 5 a 11 anos devem aguardar intervalo de 15 dias.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo, que também será reforçada no Dia D, ocorre em um momento de baixa na cobertura vacinal e do risco de novos casos. “Um único doente com sarampo é capaz de infectar de 15 a 18 pessoas”, explica Pedro Zancanaro.

Neste caso, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O público-alvo no DF é de aproximadamente 182 mil crianças e a meta é vacinar 95% delas.

A proteção contra o sarampo está disponível como vacinação de rotina nas unidades básicas de saúde.

Confira os locais de vacinação do Dia D.
Confira a lista dos locais de vacinação de rotina.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino