O Campeonato Brasileiro de Futebol feminino é disputado ponto a ponto. A cada rodada, a depender dos resultados dos jogos, acontecem mudanças significativas na tabela. Se o fim da primeira fase fosse hoje, o time candango Real Brasília estaria classificado, após passar duas rodadas fora da zona de classificação.
A vitória deste domingo (1º), rendeu o retorno a oitava posição na competição. Já o Cresspom, também time do Distrito Federal, segue em sequência de derrotas e não se movimentou na tabela. Está em 14° lugar na frente apenas do ESMAC e do Bragantino. Se o Brasileirão terminasse hoje, apenas os últimos dois times seriam rebaixados para a segunda divisão.
O Real jogou contra o Kindermann no Estádio Defelê, em Brasília. A partida iniciou às 15 horas, e logo aos 6 minutos Maria Dias, artilheira da equipe, balançou as redes. Ambos os times criaram chances de gol, o que deu muito trabalho às goleiras Dida e Mike.
No segundo tempo, a partida voltou no mesmo ritmo. Houve pênalti desperdiçado pelo Kindermann e muitas chances de modificar o placar. Aos 18 minutos com uma grande jogada pela esquerda a bola sobrou para Gaby Soares empurrar para as redes. O jogo seguiu com algumas chances, mas o placar já estava definido.
"Nós nos superamos em campo. Vínhamos de resultados ruins e era mais que a hora de voltar a vencer. Graças a Deus e ao empenho das meninas, que colocaram a qualidade e o coração em campo saímos com o resultado positivo. Agora é manter o foco e pontuar sempre para chegarmos ao objetivo da classificação", diz o técnico Adilson Galdino.
Os times levaram cartões amarelos, sendo dois para o Real Brasília e três para o Kindermann. Dentre estes, um foi para o técnico sulista Rodolfo por reclamar das decisões da arbitragem.
Cresspom
O Cresspom jogou no sábado (30), contra o Grêmio, às 11 horas, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS). A partida terminou com o resultado de 5 x 1 para o Grêmio. Os dois primeiros gols do time gaúcho foram no primeiro tempo, convertidos por Jéssica Soares e Luany.
Os outros 3 gols foram realizados no segundo tempo. Um por Luany e dois por Cássia. O time de Brasília, embora tenha sido derrotado, passou todo o jogo com a estrutura de defesa em campo fechada. O que impediu de criar muitas jogadas, mas ainda assim teve a chance de balançar a rede com Silvana finalizando o resultado da partida.
Ambos os times levaram cartões amarelos pelo mesmo motivo segundo a arbitragem, por dar calço na adversária de forma temerária na disputa de bola.
Visibilidade do futebol candango
Os times candangos tem buscado maior visibilidade para a capital do país no futebol. Poucos foram os times masculinos que conseguiram jogar a primeira divisão do campeonato brasileiro.
"O Real é uma equipe nova no cenário do futebol feminino, mas uma equipe que vem em crescente, tudo é um planejamento a longo prazo, acredito que daqui uns anos vai ser uma das principais equipes do país" afirma Gaby Soares, que joga na posição de meia.
Próxima rodada
Por fim, com a vitória em casa, o Real Brasilia volta a campo pelo Brasileirão Feminino 2022 no domingo (15), sem horário definido, contra o ESMAC, jogo marcado para Belém, no Estádio Baenão.
"Agora temos duas semanas para trabalhar nos treinamentos e aprimorar aquilo que estamos fazendo certo, além de corrigir os erros. E sabemos que o próximo jogo, contra a Esmac-PA, vale mais que três pontos, por ser um concorrente na parte debaixo da tabela. Por isso vamos com tudo, mantendo nossa proposta de jogo, que é de vencer", diz Isabela Melo - zagueira Real Brasília.
Já o Cresspom, que também terá tempo para se preparar para a nona rodada do campeonato, jogará em casa contra o Corinthians. O jogo será no Estádio Defelê, porém o horário ainda está indefinido.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino