A nova geração de internet em telefonia móvel, a tecnologia 5G, foi ativada nesta quarta-feira (6) no Distrito Federal. A ativação foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última segunda-feira (4). As próximas capitais a receberem o sinal devem ser Belo Horizonte e São Paulo, mas ainda não há data para o início da operação.
Ao todo, são cerca de 300 estações com antenas de transmissão. Testes foram realizados no fim de semana e o sinal do 5G poderá ser captado em 80% de toda a área territorial do DF, especialmente na região central, no Plano Piloto, onde estão concentradas as antenas de radiofrequência.
As três operadoras autorizadas a comercializar o 5G, que usa a faixa de frequência de 3,5 GHz (gigahertz) são Vivo, TIM e Claro. Cada um deverá ter uma estratégia diferente para a liberação do sinal, mas as operadoras já vão ofertar o serviço a quem possui plano de dados 4G, sem cobrança de taxa extra num primeiro momento.
O que é?
De acordo com a Anatel, o 5G é a nova geração de sistemas celulares e arquitetura de rede que fornecerá conectividade de banda larga, ultra robusta e com baixa latência (tempo de comunicação) entre diferentes dispositivos. Trata-se de uma infraestrutura que possibilitará a criação de novos serviços e casos de uso, muitos deles ainda desconhecidos. A nova geração trará velocidades de internet até 20 vezes superior à tecnologia 4G atual.
A grande diferença do 5G também está na diversidade de uso que a rede deve suportar, quando comparada às atuais disponíveis no 4G, que foram desenvolvidas essencialmente para disponibilizar banda larga móvel.
O 5G vai além disso e permitirá, além de banda larga móvel com velocidades dezenas de vezes maior do que os sinais atuais, a conexão eficiente e rápida entre diferentes dispositivos, sensores e máquinas, o que deve impulsionar a chamada internet das coisas, que são dispositivos eletrônico conectados à rede e que cada vez mais farão parte do dia a dia das pessoas e das empresas em geral.
Aparelhos habilitados
Nem todos os aparelhos celulares suportam a tecnologia 5G, apenas aqueles modelos mais recentes. No Brasil, segundo a Anatel, são 67 celulares com capacidade de utilização da rede 5G, de diferentes fabricantes, como Samsung, Apple, Motorola, Xiaomi, Asus, entre outros. A lista pode ser conferida na página da agência na internet.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino