O Partido dos Trabalhadores (PT) de Goiás lança nesta quarta-feira (20) a pré-candidatura a deputado federal do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Valdir Misnerovicz.
O lançamento ocorre às 19 horas no Teatro Zabriskie em Goiânia (GO) e, de acordo com a assessoria de comunicação do MST, terá “um formato diferente do convencional, com uma abordagem política disruptiva e destaque aos momentos culturais”.
O Arraiá do Valdir do MST será um ato político-cultural para consolidar o nome de Misnerovicz como o primeiro pré-candidato a deputado federal pelo MST no estado de Goiás.
“É um momento importante, que deve consolidar a decisão política nacional e estadual dos movimentos sociais do campo e da cidade, do campo popular, pela disputa eleitoral, em um passo necessário para Goiás e para o Brasil, especialmente no contexto da grave crise sistêmica, alimentar e ecológica que vivemos”, afirma o pré-candidato.
:: MST quer disputar assentos no Legislativo de 15 estados e DF em 2022 ::
Valdir do MST, como é conhecido, é militante social, camponês, assentado da reforma agrária, bacharel, licenciado e mestre em Geografia. Sua militância sindical começou no Departamento Rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ainda na década de 1990, Valdir entrou para o MST no Rio Grande do Sul, onde nasceu. Alguns anos depois, em 1995, ele foi para o Mato Grosso para ajudar na construção do MST no estado e, quatro anos depois, mudou-se para Goiás, onde permanece até hoje.
Em 2018, Valdir recebeu convite do PT para participar das eleições mas não se lançou candidato. Ainda assim, Valdir contribuiu na elaboração do Plano de Agricultura da campanha do PT ao governo do estado, na época o nome ao governo era de Kátia Maria (PT) e do Plano Agrário do então candidato a presidente da República, Fernando Haddad (PT).
Valdir se filiou ao PT em março deste ano, em um evento no assentamento Canudos, em Palmeiras de Goiás.
Presenças
O evento desta quarta-feira contará com a presença de João Pedro Stédile (dirigente nacional do MST), bem como de personalidades e figuras políticas conhecidas no estado de Goiás, como Pedro Wilson (ex-deputado federal e ex-prefeito de Goiânia pelo PT), Kátia Maria (presidenta estadual do PT e pré-candidata a deputada estadual), Angelita de Lima (reitora da UFG), Wolmir Amado (ex-reitor da PUC Goiás e pré- candidato ao governo pelo PT) e Olga Ronchi (reitora da PUC Goiás).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino