A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou nesta quinta-feira (4) os dois primeiros postes de segurança no campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos contam com um botão que aciona diretamente a Central de Segurança da instituição em situações de emergência.
O objetivo deles é estabelecer um canal de comunicação direto com a equipe que atua na central de videomonitoramento. A ideia é que pelo 20 botões desses sejam instalados em diferentes pontos da UnB.
No mês passado, o estupro de uma estudante em pleno campus revoltou a comunidade acadêmica. Após o crime, uma grande manifestação mobilizada pelas alunas percorreu a universidade e cobrou a adoção de medidas adicionais de segurança.
Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, denúncias de assédio sexual e casos de estupro já eram frequentes na universidade desde antes da pandemia, mas após a volta às aulas, a segurança e a iluminação na UnB ainda são insuficientes.
:: "Não aguentamos mais": após caso de estupro na UnB, estudantes convocam atos e exigem segurança ::
De acordo com a UnB, estes dois pontos fazem parte dos corredores de segurança, sistema instituído em 2018 que contempla cinco trajetos nas principais vias do campus, interligando os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às avenidas L2 e L3 Norte. Os trechos receberam reforço na iluminação e no quantitativo de profissionais de segurança.
O vice-reitor da universidade, Enrique Huelva, informou que futuramente todos os cinco corredores serão contemplados com os novos equipamentos para que a comunidade universitária se comunique de maneira direta com a equipe de segurança da instituição.
Ao todo, serão instalados 20 postes com os botões e sinalizados, distribuídos por todos os campi.
“Cada corredor de segurança terá um poste [com o botão]. São espaços que tradicionalmente representam maior risco para nossa comunidade”, explica o vice-reitor, que preside o Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança na UnB, instituído no fim de 2017 para o planejamento de ações nessa área.
A proposta de implantação dos botões foi apresentada ao Comitê de Segurança pela Diretoria de Manutenção, Reparos e Transportes (Dimat), e os equipamentos foram produzidos com uso de materiais e mão de obra da própria universidade.
Além dos botões, também foram instaladas câmeras de longo alcance em todos os corredores de segurança e nas entradas do campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos já estão em funcionamento e conseguem captar imagens de todas as vias.
Funcionamento
Os postes com botões de segurança terão uma câmera de videomonitoramento. Ao acionar o botão, o usuário será atendido por meio de um interfone pela central de segurança da UnB, que funciona 24h. O profissional que responder ao chamado vai identificar o local de origem da ocorrência, ouvir o relato do usuário e tomar as providências necessárias.
“Vamos ter uma câmera focada no botão, para que o vigilante consiga ver o que está acontecendo e acionar a vigilância motorizada”, explica o prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis. “Em poucos minutos a ocorrência será atendida”, completa.
Durante o atendimento, o profissional poderá inclusive acionar corpo de segurança externo à universidade, como Bombeiros, Samu ou Polícia Militar, depender da situação.
*Com informações da Secom/UnB
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino