No dia 19 de agosto, Planaltina, a região administrativa mais antiga do Distrito Federal, completou 163 anos de fundação. Uma das comemorações do aniversário da cidade será o Circuito Candango de Skate, que realizará a primeira etapa do campeonato nos dias 20 e 21 de agosto, a partir das 9 horas, na Praça do Estudante.
A disputa ocorrerá nas categorias feminino, iniciante, master e amador na modalidade Mini Ramp. Os vencedores de cada grupo receberão medalhas, troféus e materiais esportivos como premiação.
O Presidente da Associação de Skate da Capital, Francisco Pessanha, conta que além de fortalecer a cena do skate no Distrito Federal e produzir eventos organizados e com estrutura em locais que ainda não receberam esse tipo de evento, o campeonato tem a proposta de incentivar a prática do esporte no gênero mini ramp.
“Essa modalidade é bem popular em Brasília e no Brasil, porém algumas satélites não possuem esse tipo de pista (rampa), por isso estamos incentivando. A mini ramp tem o modelo de rampas no formato vertical e baixa altura. É bem democrática. Tanto skatistas que praticam a modalidade street como a vertical conseguem praticar executando vários tipos de manobras”, diz.
Francisco afirma ainda que Planaltina sempre foi celeiro de skatistas. "Em Planaltina, o skate é praticado há bastante tempo, porém possui dois skate park's em más condições. Então, os skatistas ocuparam uma quadra de esportes perto do local onde será o evento e colocaram vários obstáculos de street. De lá saiu a Kemily Suiara que está na seleção Olímpica de skate. Planaltina sempre foi um pico de bons skatistas", comenta.
Oficinas
O Circuito Candango de skate além de ser um campeonato da modalidade Mini Ramp proporciona oficinas para o público que não vai competir.
Haverá aulas de skate com o skatista profissional Cristiano Nego Bala, oficina de skate para pessoas com deficiência com o skatista profissional Ricardo Porva, oficina sobre lesões no skate com o skatista e fisioterapeuta Eduardo Altoé e oficina de montagem e manutenção de skate com o skatista profissional Walter Junior.
O skatista Ricardo Porva explica que a oficina criada para pessoas com deficiência teve um motivo pessoal. "Nossa filha Íris é portadora de uma doença rara chamada Atrofia muscular espinhal. É cadeirante desde os 3 anos. Sempre procuramos fazer o possível para incluí-la em qualquer atividade possível. O skate sempre esteve muito presente em nossa vida. Foi natural buscar essa adaptação. Quando pequena ela andava no skate sentada. Cresceu e tivemos que improvisar um equipamento. Foi aí que surgiu a ideia", conta.
A oficina "Amor sobre 4 rodinhas" apresentada pelo Instituto Viva Íris consiste no uso individual de um equipamento desenvolvido para pessoas que possuem alguma dificuldade de mobilidade andar de skate com segurança e conforto.
Segundo Porva, as pessoas que fazem a oficina em geral se sentem em êxtase. "A adrenalina vai lá em cima. Os participantes ficam super felizes e empolgados. É uma realização muito gratificante o sorriso no rosto deles. Vale uma eternidade, não tem preço", diz.
Já o skatista e fisioterapeuta Eduardo Altoé ministrará a oficina sobre lesões que será composta de 50% de teoria e 50% de prática.
"Na parte teórica são desenvolvidos assuntos relacionados à importância dos exercícios físicos como tratamento nas lesões do skate e também na manutenção do condicionamento físico. Na parte prática são propostos exercícios direcionados para as lesões, onde os participantes vivenciam e aprendem, como e quando, executar tais exercícios", explica Eduardo.
A intenção da oficina é gerar consciência no skatista que a prática de exercícios físicos previnem lesões graves.
Eduardo alerta que "o skate chegou em um alto nível, não só de manobras, mas também de exigência física. Os "picos" estão cada vez maiores, exigindo ao máximo do físico dos skatistas. Sendo assim, é de suma importância gerar consciência para a prática de exercícios "preventivos" e de condicionamento físico, fazendo com que o skatista se prepare melhor para a prática do skate".
Música
O Circuito Candango de Skate também terá atrações musicais. Quem vai embalar as manobras dos atletas será o coletivo Batidão Sonoro, representado pelos irmãos, Bola e Chikin e os DJ's convidados Janna e Sapo.
Para fechar o circuito haverá apresentações do grupo de rap Guind'art 121 e convidados e também do rapper venezuelano Venezza.
Daher, vocalista do grupo Guind'art 121, diz que o foco deste show é abrir espaço para os novos talentos da cidade. E que o momento é propício, pois o público do rap é o mesmo do skate.
"Faremos uma apresentação rápida para abrir espaço para os novos grupos de Planaltina. A cidade é um grande celeiro do rap nacional. Daqui saíram vários nomes do cenário nacional do Hip Hop e também do skate, que é basicamente o mesmo público", diz Daher.
Outra apresentação que promete chamar a atenção é a do Rapper Venezza.
"Minha apresentação será no gênero Trap. Eu levo o rap no sangue, pois fui criado na cultura urbana andando de skate e ouvindo rap. Moro há cinco anos no Brasil e adotei Planaltina como uma das quebradas preferidas porque aqui é muito lindo. As pessoas são boas e amigáveis. O público poderá esperar do meu show muita novidade e muito trap em espanhol", diz Venezza.
Circuito é realizado pela Associação de Skate da Capital (ASK) em parceria com a Palco Comparsaria Primeira de Talentos, Produtora Central 61 e a Associação de Esporte e Cultura Paralelo X com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e Governo do Distrito Federal.
Programação
20 de agosto de 2022 - Sábado
Oficinas
09h às 10h - Aula de Skate
10h às 11h - Oficina de Montagem e manutenção de skate.
Campeonato
09h às 10h - Treinos Livres Feminino
10h às 11h - Eliminatórias Feminino
11h às 12h - Final Feminino
12h às 12h30 - Cerimônia de premiação Feminino
12h às 14h - Intervalo Manutenção Mini Ramp
14h às 15h - Treinos Livres Iniciante
15h às 16h30 - Eliminatórias Iniciante
16h30 às 18h - Final Iniciante/Cerimônia de premiação Iniciante
Independente
18h às 22h00 - Show’s - Guind’art 121 e convidados
21 de agosto de 2022 – Domingo
Oficinas
09h às 10h - Oficina sobre Lesões no skate - prevenção e reabilitação
10h às 11h - Oficina sobre Paraskate (Skate para Pessoas Com Deficiência)
Campeonato
09h às 10h - Treinos Livres Master
10h às 11h - Eliminatórias Master
11h às 12h - Final Master
12h às 12h30 - Cerimônia de premiação Master
12h às 14h - Intervalo Manutenção Pista
14h às 15h - Treinos Livres Amador
15h às 16h30 - Eliminatórias Amador
16h30 às 18h - Final Amador
18h às 18h30 - Cerimônia de premiação Amador
18h30 às 20h30 - Encerramento
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino