Distrito Federal

Agenda Cultural

Festival Urgente acontece neste sábado (27) e reúne samba, axé e blocos de Carnaval

Evento é gratuito e acontece a partir das 20 horas no Setor Comercial Sul, região do Plano Piloto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Evento conta com apresentação do músico baiano Armandinho Macêdo - Foto: Amanda Góes

O Festival Urgente faz carnaval fora de época em Brasília reunindo os blocos Essa Boquinha Eu Já Beijei e Divinas Tetas, e o grupo Samba Urgente.

O Setor Comercial Sul (SCS) viverá um carnaval fora de época e pela primeira vez, tocam no mesmo palco três coletivos artísticos que simbolizam os eventos musicais realizados ao ar livre em Brasília com participação do músico Armandinho Macêdo, referência da música baiana e ícone do Carnaval brasileiro.

O encontro dos três coletivos em um só evento foi pensado para exaltar a música brasileira e matar as saudades do maior evento de rua da capital. “Queremos trazer um pedacinho do Carnaval de Brasília reunindo artistas desses três grupos que ajudaram a construir essa cena cultural por amor à cultura da nossa cidade”, afirma Augusto Berto, percussionista do Samba Urgente. 

De acordo com o músico, o evento vai ser realizado anualmente sempre na época da seca da capital, por ser “a melhor época para eventos de rua em Brasília”, acredita. “Todo ano, quando chegar a seca, vai chegar também o Festival Urgente. Vamos nos somar a vários eventos culturais a céu aberto produzidos aqui”, completa Augusto. 

Festival Urgente

27 de agosto (evento gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla)

Sábado, a partir das 20h

Setor Comercial Sul, entre as quadras 2 e 3

Questão racial


Doutor Gama é um dos filmes exibidos e debatidos na mostra / Divulgação

Cinema em Preto e Preto tem exibições e debates sobre longas metragens sobre personagens negros, com sessões gratuitas em Taguatinga se agosto a outubro.

Discutir a questão racial por meio do cinema é a proposta da mostra Cinema em Preto e Preto, apresentada de 23 de agosto a 25 de outubro. A cada semana um filme, com protagonistas negros em sua narrativa, é apresentado e, em seguida, é formada uma roda de conversa sob o comando de três debatedores que se revezam durante o período da mostra. As sessões são sempre às terças-feiras, no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga.

A mostra Cinema em Preto e Preto, tem curadoria da professora, documentarista e pesquisadora Edileuza Penha de Souza e do psicanalista e fundador do Vídeo:Verso Cineclube Luiz Buff. Quem conduz os debates, além de Edileuza,  são o produtor e roteirista Marcus Azevedo e a documentarista e produtora cultural Marisol Kadiegi.

Na seleção de dez filmes, foram escolhidas obras como Pantera Negra, Doutor Gama e Infiltrado na Klan, todos que trazem a questão racial. Como recorte para a escolha das obras, a curadoria selecionou produções lançadas dos anos 2000 em diante. São longas-metragens produzidos no Brasil, África e Estados Unidos.

Cinema em Preto e Preto

De 23 de agosto a 25 de outubro (evento gratuito)

Sempre às terças

Programação completa

CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte - Teatro Sesc Paulo Autran

Literatura


João Bosco Bezerra Bonfim ministra oficina de mediação de leitura para professoras da rede pública do DF / Divulgação

Até setembro a 14ª edição do projeto Jornada Literária do DF realizará encontros com autores em pontos históricos de Brasília.

A 14ª Jornada Literária do DF tem em sua programação espetáculos e encontros com o multiartista Ivan Zigg, além de atividades de turismo cívico-pedagógico em pontos históricos de Brasília. Mais do que um evento, a Jornada firma-se como um programa de formação de novos leitores.

Desde 2016, data da primeira edição, cerca de 120 mil estudantes, professores e mediadores de leitura já participaram das atividades oferecidas pela Jornada Literária do DF. Nesse período, mais de 260 escolas situadas em regiões administrativas fora do eixo do Plano Piloto foram beneficiadas. Em 13 edições, a Jornada já passou por Paranoá, Itapoã, Gama, Ceilândia, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia e Areal.

As próximas atividades serão nos dias 30 de agosto com um encontro de João Bosco Bezerra Bonfim sobre o livro "Lobo-guará de hotel" e visita guiada à Torre de TV, e dia 13 de setembro com um encontro de Conceição Freitas sobre o livro "Bravos Candangos", e visita guiada à SQS 308.

14ª Jornada Literária do DF

Até 13 de setembro (evento gratuito)

Programação completa

Dança

Centros e espaços urbanos da cidade monumento, Brasília, além de Taguatinga e Ceilândia, servirão de cenários e palcos para a atuação de artistas cujos trabalhos alteram o olhar cotidiano das pessoas sobre estas localidades. 

Após um intervalo de sete anos, com sua edição anterior realizada em abril de 2017, “reelaboramos alguns conceitos do festival e, mais do que realizar coreografias em lugares específicos e manter esse recorte conceitual, o objetivo desta 5ª Edição tem como foco questões mais sensíveis ao social”, discute a idealizadora Marcelle Lago. 

Ao todo, serão apresentadas 12 intervenções distintas, dentre elas Rio, novo tempo e minhas mães, sobre a dissidência de um corpo transgênero e cultura de teatro de terreiro; Garota Crossfit, uma provocação, por meio da arte Drag, que cria diálogos com espaços masculinizados e que ainda passam por lógicas de assédio e machismo; e Valia +, obra que questiona sensações, alívios e tensões sobre um universo competitivo, estressante, com poucas opções de crescimento, que é o mercado de trabalho dos motoboys.

Marco Zero - Festival de Dança em Paisagem Urbana

Até 30 de agosto (evento gratuito)

:: Festival de dança ocupa áreas urbanas do DF e pretende democratizar o acesso à arte ::

Segue em cartaz

Exposição Vê Nus

Até 28 de agosto (evento gratuito)

De terça a domingo, das 10h às 20h

508 Sul, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo (Galeria Rubem Valentim)

Espetáculo "Matilda"

De 20 de agosto a 04 de setembro

Sábados, às 19h e domingos, às 17h

Ingressos: a partir de R$ 30,00 (vendas pelo Sympla)

SCLRN 712, Bloco C, Loja 42 - Trupe Trabalhe Essa Ideia (Teatro Engrenagem)

OSDRAMÁTIKOS

Até 29 de novembro

Terças-feira às 20h

Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)

SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem

Cineclube do Teatro dos Ventos

Até novembro (evento gratuito)

Segundas, a partir das 20h

Águas Claras, Rua 19 Norte, Edifício Duo Mall, Loja 05 - Teatro dos Vento 

Programa Portfólio Sala Brasília

Até 07 de dezembro (evento gratuito)

Quartas-feiras às 20h30

Transmissões pelo Youtube

Cineclube Raimunda

Todas às quartas, às 15h e 19h30  (evento gratuito)

Informações: (61) 99654-7815

Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló

Cine Le Corbusier

Permanente (evento gratuito)

Todas as quartas-feiras, às 19h

SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino