O feriado de 7 de Setembro, que este ano marca os 200 anos da Independência do Brasil, mudou a rotina do brasiliense já nesta terça-feira (6), véspera da data comemorativa. Isso porque um decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu ponto facultativo neste dia. De acordo com a medida, as unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter a prestação ininterrupta dos serviços, trabalhando em escalas.
O ponto facultativo não se aplica aos serviços de saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor, limpeza urbana e à força tarefa de combate à covid-19.
Em âmbito federal, uma portaria do Ministério da Economia também estabeleceu ponto facultativo aos servidores públicos federais nesta terça-feira. Isso se dá porque nem sequer haverá expediente na Esplanada dos Ministérios. A medida faz parte das medidas aprovadas em reuniões com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF), responsável pela garantia da ordem durante os festejos do 7 de setembro.
Na Esplanada, será realizado o tradicional desfile cívico-militar, na manhã de quarta-feira (7). Para a ocasião, atos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro devem reunir milhares de pessoas.
Nos últimos anos, o feriado 7 de setembro tem sido explorado pelo presidente para promover discursos antidemocráticos e de ataque a outros poderes, especialmente o Poder Judiciário, incluindo alguns ministros de cortes superiores diretamente.
Em 2021, por exemplo, quando o desfile seguiu suspenso por conta da pandemia, um ato de apoiadores de Bolsonaro lotou a Esplanada e, na noite anterior, militantes exaltados tentaram promover um atentado na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Por causa disso, este ano o acesso à Esplanada foi fechado já na noite de segunda-feira (5). A medida foi antecipada pela SSP-DF após alguns caminhões tentarem acessar a via, que já estava vetada para a este tipo de veículo desde o fim de semana. O fechamento total da via, porém, só estava previsto para as 17h desta terça, mas foi antecipado com antecedência de quase 24h.
As vias N1 e S1 foram fechadas para todos os tipos de carro na altura da Rodoviária do Plano Piloto até a L4 Sul, fechando o acesso por toda a Esplanada dos Ministérios até depois da Praça dos Três Poderes. O trecho só será liberado depois do fim do desfile e dos atos políticos.
O Brasil de Fato levantou informações sobre como fica o funcionamento de serviços públicos e comércio durante o feriado. Veja:
Comércio e bancos
De acordo com a Federação do Comércio do DF (Fecomércio-DF), boa parte das lojas está autorizada a funcionar no feriado nacional da Independência. Os sindicatos das feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes informaram que irão operar normalmente.
Já o segmento do varejo em geral, que engloba lojas de rua e shoppings, pode abrir. O sindicato da categoria, no entanto, ressalta que as empresas devem obter o certificado de autorização para funcionamento. Além disso, é preciso estar atento às regras dispostas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os ramos de papelaria, ótica e varejistas de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas, que seguem a CCT firmada entre a Fecomércio-DF e os sindicatos, e que funcionam no comércio de rua, não abrirão as portas na quarta-feira (7). As lotéricas de rua também não funcionarão. As unidades localizadas em shoppings, no entanto, podem operar.
Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado da Independência do Brasil, como de praxe. Mesmo assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 7/9 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Os bancos reabrem com expediente normal na quinta-feira (8).
Transporte e segurança
O metrô funcionará das 6h às 19h, em horário reduzido no dia 7 de setembro. Os ônibus de transporte coletivo circulam em horários da tabela de domingo.
O Departamento de Trânsito (Detran) vai intensificar a fiscalização e o monitoramento de trânsito na zona central da cidade durante o feriado. Também haverá reforço no policiamento.
Hospitais e emergências
Os serviços de saúde funcionarão em horário diferenciado nos dias 6 e 7 de setembro. As emergências de todos os hospitais regionais, bem como as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), funcionarão 24 horas, sem parar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá esquema de atendimento especial na Esplanada, com atuação durante 24 horas, iniciando a partir da noite desta terça (6) até a noite de quarta-feira (7).
Dois pontos de atendimento emergencial ficarão montados, um no estacionamento da Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, outro nos blocos D (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e E (Ministério da Ciência e Tecnologia).
Os centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III atendem 24 horas, de forma ininterrupta. Os demais, dos tipos I e II, fecharão em 6 e 7 de setembro, reabrindo só quinta-feira (8).
A Casa de Parto de São Sebastião funciona de forma ininterrupta, 24 horas, todos os dias da semana.
Ponto de vacinação
Por conta da movimentação de pessoas esperada para a Esplanada, a Secretaria de Saúde do DF montou um esquema vacinação contra a covid-19 na Esplanada dos Ministérios, das 9h às 17h, na quarta-feira (7). As demais unidades de atendimento não funcionarão nos dias 6 e 7, mas voltam a atender normalmente na quinta-feira (8), de acordo com a pasta.
Não haverá vacinação antirrábica para cães e gatos na terça (6) nem na quarta (7). O serviço será retomado na quinta-feira (8), nos endereços disponíveis no site da Secretaria de Saúde. As farmácias de alto custo também fecham nos dias 6 e 7 de setembro.
UBS e Hemocentro
As Unidades básicas de saúde (UBSs), policlínicas e ambulatórios são outras que fecham na terça (6) e na quarta-feira (7). Consultas marcadas para o dia 6 serão remarcadas, segundo a Secretaria de Saúde.
O Hemocentro vai abrir para a coleta de sangue ocorrerá das 7h às 13h nesta terça-feira (6). No feriado, não haverá atendimento.
Parques e zoológico
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente tanto no ponto facultativo (6) e quanto no feriado da Independência (7).
Segue a lista com os horários de funcionamento dos parques:
Parque Recreativo do Gama
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h
Parque Distrital das Copaíbas
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 8h às 18h
Monumento Natural Dom Bosco
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h
Parque Ecológico do Paranoá
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h.
Parque Ecológico Sucupira
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias 6h às 20h
Parque Ecológico do Lago Norte
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h
Parque Ecológico Olhos d'água
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 - 20h. E portões laterais: 6h - 18h.
Parque Ecológico Ezechias Heringer
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h
Parque Ecológico de Águas Claras
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 5h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h
Parque Ecológico Areal
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h
Parque Ecológico Veredinha
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h
Parque Ecológico Cortado
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 20h
Parque Ecológico Três Meninas
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 7h às 18h
Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 6h às 22h.
O Zoológico de Brasília também vai funcionar normal neste feriado de 7 de setembro, das 8h30 às 17h. A bilheteria funciona das 8h30 às 16h, portanto só é possível entrar até às 16h.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino