O Distrito Federal (DF) está no meio de uma massa de ar quente e seco que encobre o Centro-Oeste brasileiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de grande perigo para a área afetada, que inclui, além da totalidade do DF, grande parte de Goiás e áreas do Tocantins, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.
De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar nestas regiões fica abaixo de 12%. O ar seco, aliado às altas temperaturas e ventos fortes também aumentam os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como agravamento de doenças pulmonares.
Em Brasília (DF), a previsão para os próximos dias é de máximas de até 33º e umidade do ar em 15%, considerada abaixo do ideal. Na capital federal, não chove há quase 120 dias.
O Instituto meteorológico orienta a população a evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, principalmente atividades físicas; umidificar ambientes internos e hidratar a pele, além de beber bastante líquido e evitar bebidas diuréticas.
A área afetada pelas altas temperaturas e ar seco inclui: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Norte Goiano, Ocidental do Tocantins, Noroeste Goiano, Noroeste de Minas, Extremo Oeste Baiano, Norte de Minas, Vale São-Franciscano da Bahia, Distrito Federal, Central Mineira, Sudeste Mato-grossense, Centro Sul Baiano.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino