Distrito Federal

Cinema

Festival Internacional de Cinema de Brasília já está em cartaz

Até 30 de setembro filmes de várias partes do mundo estarão em cartaz em espaços culturais do Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Festival estreou com a exibição do filme canadense "Carmen" - Divulgação

Os amantes de cinema poderão conferir entre os dias 23 a 30 de setembro a 8ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF), realizado gratuitamente em vários locais do Distrito Federal.

O BIFF, que foi pioneiro em realizar festivais de cinema no formato online, realizará a edição deste ano em formato híbrido. A exibição reúne Mostra Competitiva, exibição especial para a juventude, curtas LGBTQIAP+ e filmes produzidos por mulheres cineastas latinas. Todas as obras serão exibidas pela primeira vez no Brasil. Terá ainda espaço para novas produções brasileiras e africanas, oficinas, debates, fóruns e um workshop sobre as novas tecnologias de audiovisual.

Os filmes serão exibidos no Cine Brasília, Sesc 504 Sul, Sesc Taguatinga, Sesc Ceilândia, Sesc Gama e Complexo Cultural de Planaltina, em horários alternados conforme a programação.

Neste ano, o Festival homenageará Ágnes Varda, diretora belgo-francesa falecida em 2019, uma das principais referências da Nouvelle Vague e ícone do cinema feito por mulheres. A diretora ainda é de vanguarda e a seleção de seus filmes que serão exibidos durante o BIFF 2022 , vão mostrar a potência e sensibilidade da cineasta.

A diretora geral do BIFF, Anna Karina de Carvalho, diz que a ideia surgiu em 2012. “Brasília já tinha perdido o Festival Internacional da Academia de Tênis com o fechamento do espaço, mas a capital sempre buscou por filmes. É uma cidade de cinéfilos. Nasceu nos anos 60 e já foi filmada, pois vários cineastas do mundo inteiro vieram até aqui. O DNA de Brasília é esse. A capital precisa de um festival que fale todas as línguas do mundo, uma vez que sedia as Embaixadas”, diz.

A estreia do Festival aconteceu nesta sexta-feira, 23, no Cine Brasília, com a exibição inédita do filme "Carmen" da diretora Valerie Buhagiar, que participou do evento.

Programação 

No sábado, 24, acontecem exibições no Cine Brasília com início às 10h. O primeiro filme faz parte das obras selecionadas para o público jovem. Será apresentado o longa-metragem "Opal de Alan Bidard". Na sequência, às 12h30, as telas serão palco da Mostra Arco-Íris que apresenta curtas LGBTQIAP+.

Anna Karina diz que a Mostra é uma programação plural em todos os sentidos. “Pela primeira vez o BIFF oferece para o público jovem filmes experimentais de novas perspectivas para além dos muros das escolas. São filmes que os jovens não vão ver pela Marvel e no circuito tradicional de cinema. O Festival vai oferecer ainda um recorte do mundo inteiro em várias linguagens, filmes brasileiros LGBTQIAP+, indígenas e negros. O Brasil precisa ver essas obras, sobretudo agora, em que nossa produção se torna mais democrática a partir das ferramentas e dos meios de produção”, pontua. 

No período da tarde, às 14h30 será exibido o filme brasileiro "Abdzé wede'o, o vírus tem cura?", e às 16h30, em homenagem a Agnés Varda, o festival apresenta "Ô saisons, ô chateaux" e "Cléo de 5 a 7". A Mostra Competitiva Internacional inicia às 19 horas com o longa "Ramona" e às 21 horas com o filme "Home is Somewhere Else". 

Ainda no sábado, às 14 horas, o Sesc da 504 sul, apresenta o filme "Desconectados".

Complementam a programação, oficinas, debates e fóruns, realizados em parceria com a Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV).

“O BIFF é democrático. Todas as sessões são gratuitas. São mais de 60 filmes. É uma experiência completa. Teremos um encontro entre mulheres que são diretoras dos principais festivais de cinema do Brasil. É um mergulho não só no cinema”, conclui Anna Karina de Carvalho, diretora geral do Festival. 

As exibições dos filmes seguem até o dia 30 de setembro, gratuitamente. O encerramento da 8ª Edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília BIFF será realizada no dia 30 de setembro, às 19 horas, com a exibição do melhor filme da Mostra Competitiva, segundo o júri oficial. O BIFF 2022 conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC – DF.

As informações completas dos horários e locais dos filmes podem ser encontradas no site do Festival.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino