O Governo do Distrito Federal suspendeu, por meio de decreto, as aulas em instituições de ensino da capital do país nesta sexta-feira (30), dois dias antes do 1º turno das eleições gerais. O decreto, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), consta na edição do Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (26). Se houver segundo turno, a mesma suspensão das aulas valerá para o dia 28 de outubro, sexta-feira que antecede a segunda rodada de votação, prevista para o dia 30 do mesmo mês.
O decreto determina a manutenção dos expedientes de trabalho de profissionais responsáveis pela administração das instituições de ensino que funcionam como zonas eleitorais. que devem se apresentar nas escolas para o recebimento das urnas eletrônicas. As disposições do decreto não se aplicam ao funcionamento de creches.
A norma ainda prevê que reposição de horas-aula na rede de ensino pública deve seguir as diretrizes da Secretaria de Educação do DF e, nas instituições privadas, fica a critério de cada instituição de ensino.
No DF, cerca de 2,2 milhões de eleitores estão aptos a votar no próximo domingo. Eles deverão votar para deputados distritais, deputados federais, senador, governador e presidente da República. As seções eleitorais abrem pontualmente às 8h e o encerramento da votação será às 17h.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino