Distrito Federal

Eleições 2022

DF vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições 

Equipamentos possuem tecnologia de ponta para identificar suspeitos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Drones de alta tecnologia serão usados no DF para fiscalizar a prática de irregularidades durante as eleições, que ocorrem neste domingo (2) - TSE/Divulgação

A Justiça Eleitoral vai empregar o uso de drones de alta tecnologia para fiscalizar propaganda irregular e outros crimes que possam ser cometidos durante as eleições no Distrito Federal, que ocorrem neste domingo (2).

A ideia é que os equipamentos, pilotados de forma remota, sobrevoem as principais zonas eleitorais, ajudando na fiscalização e no combate a crimes como boca de urna e transporte ilegal de eleitores, por exemplo. Um demonstração de como vai funcionar a fiscalização, a cargo da Polícia Federal (PF), foi realizada nesta quarta-feira (28). 

De acordo com a PF, os drones têm tecnologia de ponta e podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Esses equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.  As imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas. 

Distribuição de urnas

As 6.748 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de domingo no DF serão colocadas armazenadas, a partir de quinta-feira (29/9), nos 41 caminhões da empresa contratada para fazer o transporte das urnas até os 610 locais de votação.


Este ano, brasileiros vão às urnas escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais e distritais / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os caminhões, segundo o TRE-DF serão lacrados e dormirão nos galpões do tribunal, localizados em Taguatinga Norte, Setor de Garagens Norte e no quartel da Polícia Militar no Gama, sob vigilância da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Na sexta-feira (30), até as 17 horas, os caminhões vão distribuir as urnas aos locais de votação. Cada caminhão será escoltado por uma viatura da PMDF e será acompanhado por um servidor da Justiça Eleitoral, que ficará encarregado de promover a entrega das urnas nos locais de votação. Nos locais de votação, o administrador do local, geralmente o diretor da escola, receberá as urnas e atestará o recebimento, segundo informações repassadas pelo presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.

Já no sábado (1º), véspera do dia votação, as seções eleitorais serão montadas, adequando o mobiliário existente ao layout definido pelos Cartórios Eleitorais. Serão convocados presidentes de seção e administradores de local para auxiliarem os servidores do Tribunal nessa tarefa. As seções de votação serão abertas às 8h de domingo (2) e a votação transcorrerá até às 17h. Cerca de 2 milhões de eleitores estão aptos a votar na capital do país.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino