Com mais de 2 milhões de eleitores aptos a votar no Distrito Federal nas eleições que ocorrem este domingo (2), em 1º turno, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que os ônibus do transporte público coletivo de linhas urbanas e rurais vão circular nos horários de funcionamento da tabela de dia útil, ou seja, com uma oferta maior do que a normal para o domingo. O horários das linhas de ônibus podem ser consultados na plataforma da Semob na internet. Já o Metrô-DF funcionará no horário habitual de domingo, entre 7h e 19h.
São 610 locais de votação em todo o DF. O horário de votação será entre 8h e 17h. Confira orientações do TRE-DF para o dia da votação.
Para moradores de áreas rurais que precisam se deslocar para a votação, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) informou que haverá ônibus gratuitos. Os itinerários podem ser consultados na página do tribunal na internet. Eles vão circular levando e trazendo passageiros das regiões de Santa Maria (4º Zona Eleitoral), Sobradinho (5ª Zona Eleitoral), Planaltina (6ª Zona Eleitoral), Samambaia (13ª Zona Eleitoral), Gama (17ª Zona Eleitoral) e São Sebastião/Jardim Botânico (18ª Zona Eleitoral).
Comércio
No domingo, o comércio varejista do DF funcionará normalmente, mas os empresários deverão assegurar esquema de revezamento de seus funcionários para possibilitar o exercício do direito a voto. Os shoppings também abrirão normalmente, entre 14h e 20h com os lojistas garantindo a escala que permite os empregados irem votar.
Turismo e lazer
Por conta das eleições, o governo do DF e órgãos federais decidiram fechar acesos e visitação de alguns dos principais pontos turísticos e lazer da capital. Entre eles, o Parque da Água Mineral, o Jardim Botânico, o Zoológico, as visitas ao Congresso Nacional e ao Memorial JK.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino