As eleições no Distrito Federal, onde cerca de 2,2 milhões de eleitores estão aptos a votar, ocorrem normalmente na manhã deste domingo (2), sem intercorrências graves.
O balanço parcial foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), em coletiva de imprensa. De acordo com o presidente do tribunal, desembargador Roberval Belinati, até por volta das 11h, um total de 16 urnas haviam dado problema e foram devidamente substituídas.
"Em algumas seções, as urnas tiveram problema técnico e prontamente foram substituídas pela Justiça Eleitoral. Temos 700 urnas de reserva, aguardando substituição, se for necessário", explicou.
Ao todo, o DF conta com 6.748 urnas, distribuídas em 610 locais de votação. O contingente de urnas de reserva soma cerca de 10% do total, mas o TRE-DF estima que, no máximo, 1% deverá ser utilizado. "Se utilizarmos todas as urnas reservas, o que é improvável, ainda temos cédulas de papel", acrescentou.
As urnas com problema foram substituídas no Guará, Planaltina, Ceilândia, Paranoá, Lago Norte, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo, informou o tribunal. Roberval Belinati também informou que, até o final da manhã, cerca 93 denúncias de irregularidades haviam sido reportadas, que incluem derramamento de santinhos em locais de votação e disparo em assa de mensagens por celular.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) informou que quase 200 procuradores eleitorais estão trabalhando no DF neste domingo para apurar as denúncias e coibir crimes.
"Temos 48 horas para entrar com as representações, que podem incidir multa e, dependendo do volume e da gravidade de conduta, até a possibilidade de recurso contra a expedição de diploma, em razão do volume se tornar abuso de poder político", explicou.
"Não tivemos nenhum registro de ocorrência policial, de prática de crime eleitoral, como pessoas fazendo propaganda eleitoral, boca de urna, tentando comprar voto. Isso de acordo com o sistema Córtex, sistema do Ministério da Justiça", destacou o procurador regional eleitoral Zilmar Antônio Drumond.
A votação vai até às 17h. A estimativa da Justiça Eleitoral é que até às 20h haja um balanço dos resultados que indiquem os vencedores.
Edição: Flávia Quirino