Parlamentares distritais eleitos e reeleitos para a legislatura de 2023 a 2026 já se articulam para a composição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Com um aumento de 50%, a bancada de oposição vai contar a partir do ano que vem com seis parlamentares.
O deputado distrital mais votado da história do DF, Fábio Felix (PSOL) afirmou ao BdF que a oposição vai compor a Mesa Diretora e que os detalhes vão ser definidos ainda esta semana. “Vamos reunir todos os deputados da futura oposição na próxima quarta-feira em um almoço. Vai ser aí que vamos definir os detalhes”, disse.
O deputado Chico Vigilante (PT) também garantiu que já está se empenhando nas articulações e que uma das principais missões da bancada será fiscalizar o Governo Ibaneis, desde seu primeiro dia. “A oposição certamente estará na Mesa. Já estamos trabalhando nisso. Independentemente do cargo, nossa principal função será cobrar as promessas de campanha desde o início”.
Situação
A coligação de Ibaneis elegeu 12 distritais em 2022; a base aliada do governador reeleito tem ainda mais cinco partidos aliados na próxima legislatura, o que lhe garantirá maioria.
:: CLDF tem 50% de renovação, mas Ibaneis já tem maioria para próxima legislatura ::
Fortalecida, a base aliada também se articula para compor a Mesa Diretora. O deputado Iolando (MDB), atual primeiro-secretário, é um dos possíveis candidatos à presidência. “Vamos reunir com o governador ainda esta semana para discutir”, disse.
Outros possíveis candidatos do MDB à presidência da Mesa são o deputado reeleito, Hermeto, atual líder de governo e Wellington Luiz, que volta à CLDF.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino