Distrito Federal

Outubro Rosa

Consultório itinerante percorre o DF oferecendo mamografia, DIU e outros serviços gratuitos

Campanha ocorre durante todo mês de outubro, dedicado à prevenção do câncer de mama

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Atendimento da Carreta do Sesc no Senado Federal; servidoras terceirizadas fizeram exames de graça - Divulgação/Agência Senado

Outubro é o mês dedicado à campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama - o mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram descobertos no Brasil em 2021.

No Distrito Federal, uma série de atividades estão sendo realizadas ao longo do mês com o objetivo de reduzir a mortalidade causada pela doença – grande parte devido à falta de acesso à informação e prevenção.

A Secretaria da Mulher informou que, ao longo de todo mês, são ofertados exames, consultas, palestras e outros serviços gratuitos. Em parceria com o SESC, a pasta vai disponibilizar exames de mamografia e citopatológicos, além de consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino (DIU).

A carreta do Sesc passará por pontos do DF ao longo do mês, como Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e o Ônibus Sesc + Saúde.

As mulheres interessadas em fazer a mamografia deverão agendar o atendimento na administração das RA visitadas ao longo do mês. É preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do SUS. De acordo com a pasta, são 800 vagas para mamografia, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 para exames citopatológicos, em mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Já o Ônibus Sesc + Saúde vai fazer 20 atendimentos por dia, entre consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de DIU. Para realizar o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do SUS. Quem quiser fazer a inserção do DIU de cobre precisa estar com o preventivo em mãos, com validade de até 1 ano, e com teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Adolescentes, com idade inferior a 18 anos, precisam estar acompanhadas de responsável.

Confira o cronograma completo de ações no site da campanha.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino