O espetáculo "CantoAr e as Aventuras Encantadas'' circula, gratuitamente, em todo o mês de outubro, pelas regiões administrativa de Riacho Fundo I e Recanto das Emas.
Espetáculo cênico e musical para bebês e crianças pequenas, incluindo crianças autistas, down, surdas e mudas sobre a temática do Yoga, meditação e técnicas de respiração e equilíbrio emocional.
Em todo o mês de outubro, o Espetáculo Musical CantoAr e as Aventuras Encantadas, que conta com o apoio da Secretaria de Economia Criativa do Distrito Federal, irá circular pelas regiões administrativa de Riacho Fundo I e Recanto das Emas. A iniciativa irá aproximar bebês e crianças pequenas do universo do yoga e da meditação por meio da musicalidade, palhaçaria, teatro, artes plásticas e literatura.
Mais do que um simples espetáculo, CantoAr e as Aventuras Encantadas oferece ao público infantil ferramentas de conexão com as suas emoções, enquanto desenvolve a consciência corporal e amplia o espectro de linguagens sensíveis acessíveis pela arte. As canções narram histórias plenas de aventuras o que torna a exibição interativa, oferecendo momentos de diversão e relaxamento.
Espetáculo CantoAr e as Aventuras Encantadas
Até 31 de outubro (evento gratuito)
Programação completa no endereço
Informações: [email protected]
Teatro
Segue em temporada do espetáculo “O Segredo do Tecnomundo” no Teatro dos Ventos, em Águas Claras.
O tema central de “O Segredo do Tecnomundo” é o acesso cada vez mais precoce e excessivo de crianças ao mundo da tecnologia. Na internet, sem perceber, elas são submetidas a estratégias publicitárias, que, passadas sob a aparência do lúdico e da diversão, acabam por formar a identidade dos jovens por meio do consumo.
A história da peça e o conteúdo das canções perpassam outros assuntos importantes, como a preservação do meio ambiente, dinâmicas de produção e descarte e organizações de trabalho e cooperação. Também o impacto visual do espetáculo desperta o interesse das crianças para temas essenciais do nosso tempo.
Além de sessões abertas ao público em geral, escolas interessadas em agendar apresentações durante o mês podem entrar em contato com o Teatro dos Ventos por meio do email: [email protected].
Espetáculo O Segredo do Tecnomundo
Até 30 de outubro
Sábados e domingos, às 17h e 18h
Ingressos a partir de R$ 20,00
Rua 19 Norte, Águas Claras - Teatro dos Ventos
Artes plásticas
Em cartaz a exposição "A forma não cumpre a função" do artista Francisco Nuk, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília até novembro.
A exposição A Forma Não Cumpre a Função, do escultor Francisco Nuk, apresenta uma série de obras que desafiam o olhar convencional do mobiliário cotidiano. As obras serão expostas no Hall do Museu BB, localizado no 1º andar do CCBB Brasília (entrada pela Recepção Central, ao lado da bilheteria).
O contorcionismo do material sólido em suas obras desvenda importantes questionamentos sobre a definição que encontramos de vida, provocando uma análise entre o que concluímos de útil e inútil. Para que isso aconteça, Nuk apropria-se do mobiliário comum, mais especificamente de objetos que armazenam e conservam outras coisas, como armários, cristaleiras e gaveteiros, e desconstrói suas linhas padrão, trazendo vida a objetos que interagem com o imaginário do espectador.
Sua obra, assim, fisga a atenção do público utilizando o convencional que vai em direção ao surreal, abrindo outros lugares de reflexão e caminhos possíveis.
Exposição A forma não cumpre a função
Até 20 de novembro (evento gratuito)
De terça a domingo, das 9h às 21h
SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília
Cultura Negra
Neste fim de Semana tem a segunda edição do Festival Magia Negra em Samambaia, com música, teatro, rodas de prosa/ debates, feira de diversos artigos e serviços.
O Magia Negra é um projeto com foco principal na defesa e promoção das manifestações de cultura negra, atuando diretamente no enfrentamento ao racismo a partir do conhecimento e vivência.
As multilinguagens se unem em uma ode ao que há de mais inventivo e efervescente na comunidade artística negra, oferecendo produtos e serviços ricos e diversos, pois, de acordo com a idealizadora do projeto, Suene Karim.
O Festival nasceu em abril de 2019, foi realizado por 3 dias, “inaugurando” o Complexo Cultural Samambaia. Nasceu com a cara e a cor da cidade, que é periferia, é favela, é preta, é agitadora, é irreverente e pulsa força cultural.
II Festival Magia Negra
Dias 14, 15 e 16 de outubro
Programação completa na página do Festival
Ingressos: 1 kg de ração animal ou 1 lata de leite em pó
Centro Urbano Quadra 301, Samambaia Sul - Complexo Cultural Samambaia
Precisamos de um salvador?
O espetáculo "Encantaria" entra em cartaz nesta semana e faz curta temporada no Teatro SESC Paulo Autran, em Taguatinga-DF.
Ainda estamos esperando um salvador? Precisamos ser salvos? Estes questionamentos são o mote inicial do trabalho da companhia IPADÊ, que culmina no espetáculo ENCANTARIA.
A obra apresenta a discussão do Sebastianismo para problematizar a inércia do povo diante dos problemas sociais, numa mistura de poesia, luta de classes, utopia e diálogo com a sociedade contemporânea.
O diretor Ricardo César pretende provocar o interesse ao conhecimento e reflexão sobre os percursos históricos do nosso país, para compreensão e colaboração na evolução do presente e na esperança embasada de um futuro mais promissor. O espetáculo conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Espetáculo "Encantaria"
De 15 a 18 de outubro (evento gratuito)
Sábado às 20h, Domingo às 19h
CNB 12, Área especial 2/3, Taguatinga Norte - Teatro SESC Paulo Autran
Bebês
A primeira Mostra Bebelume de cinema e shows para bebês acontece até 23 de outubro no Panteão da Pátria.
Utilizando cores, sons, gestos, expressões e movimentos, artistas criam narrativas cinematográficas e shows musicais para instigar e atrair o olhar deste público sensível e que acabou de vir ao mundo.
O interior de um dos monumentos da Praça dos Três Poderes, o Panteão da Pátria e tendo como cenário o emblemático vitral de Marianne Peretti, vai abrigar a primeira edição da mostra BebeLume. Um projeto realizado a várias mãos, que acumulam muitos anos de trabalho e pesquisa dedicados à idealização de peças artístico-culturais que proporcionam encontros da primeira infância com a arte.
Em oito dias de mostra, de quinta a domingo e com entrada franca, serão exibidos cinco filmes, apresentados shows, onde artistas interagem com projeções em vídeo, e haverá ainda o lançamento de uma nova série em audiovisual. E quem quiser levar o BebeLume para casa, estará à venda um livrinho de pano, costurado à mão, com um DVD encartado.
I Mostra BebêLume
Até 23 de outubro (evento gratuito)
Programação completa na página da Mostra
Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes
Segue em cartaz
Cinema em Preto e Preto
Até 25 de outubro (evento gratuito)
Sempre às terças (programação completa na página do cinema)
CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte - Teatro Sesc Paulo Autran
OSDRAMÁTIKOS
Até 29 de novembro
Terças-feira às 20h
Ingressos a partir de R$ 10,00 (pelo Sympla)
SEPS 713/913, Via W4 Sul, Asa Sul - Teatro Sesc Garagem
Cineclube do Teatro dos Ventos
Até novembro (evento gratuito)
Segundas, a partir das 20h
Águas Claras, Rua 19 Norte, Edifício Duo Mall, Loja 05 - Teatro dos Vento
Programa Portfólio Sala Brasília
Até 07 de dezembro (evento gratuito e online)
Quartas-feiras às 20h30
Transmissões pelo Youtube
Cineclube Raimunda
Todas às quartas, às 15h e 19h30 (evento gratuito)
Informações: (61) 99654-7815
Rua Hugo Lobo Quadra 46 Casa 790, Planaltina - Mini Teatro Lieta de Ló
Cine Le Corbusier
Permanente (evento gratuito)
Todas as quartas-feiras, às 19h
SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 04, Asa Sul - Embaixada da França no Brasil
*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino