A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) quer que o GDF disponibilize transporte público de graça no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições. O pedido é do Núcleo de Assistência Jurídica de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da DPDF que encaminhou ofício, na última quinta-feira (13), à Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB).
De acordo com o órgão, o pedido busca facilitar o acesso às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social que não puderam votar no primeiro turno devido às falta de condições para bancar o transporte até o local de votação, Assegurando a participação ativa no processo democrático.
“A garantia do passe livre no dia do pleito eleitoral constitui, portanto, um importante instrumento mitigador de desigualdades, viabiliza de forma mais equânime o cumprimento do dever e exercício do direito ao voto”, consta no pedido.
O Brasil de Fato DF questionou a SEMOB a respeito da possibilidade de que o pedido da Defensoria Pública seja atendido, mas até o fechamento desta matéria a resposta não havia sido enviada.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino