Distrito Federal

Teatro Popular

Festival celebra a arte do Mamulengo no DF

Serão cinco dias de programação gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mamulengo Lengo Tengo é um dos grupos que se apresentará no Festival - Foto: Davi Mello

Começou nesta segunda-feira (17), no Centro Cultural SESI Taguatinga, o 1° Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal. Serão cinco dias de programação gratuita, com aulas-espetáculo para estudantes, apresentações teatrais e rodas de conversa. As atividades contarão com acessibilidade estrutural para pessoas com deficiência física, além de tradução simultânea em Libras e audiodescrição para até seis pessoas.

O Festival busca celebrar o Mamulengo no DF, fortalecendo a preservação dessa forma de expressão artística popular tão importante para a cultura e a tradição oral brasileira. O Mamulengo, um dos nomes pelos quais é conhecido o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, é considerado patrimônio cultural e imaterial brasileiro, registrado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2015.

Segundo Walter Cedro, brincante do Grupo Mamulengo Sem Fronteiras e coordenador do festival, o Mamulengo é uma forma de brincar, mas também de comungar as necessidades do país. "É um boneco muito político, ele fala de tudo que está acontecendo no momento. Ele pode falar do aumento e da baixa da gasolina, de política, de religião. Pode falar de tudo de uma forma muito brincada, porém muito séria. Mamulengo é resistência, é uma forma de se manifestar com os bonecos", explica.

Nos dias 17 e 18, serão ministradas quatro aulas-espetáculo sobre educação patrimonial exclusivamente para os estudantes do SESI Taguatinga.

A partir de quarta-feira (19), a programação é aberta a todo o público, com sessões teatrais pela manhã, tarde e noite. Após cada espetáculo, acontecerá uma roda de conversa entre o público e os artistas brincantes para dialogar sobre a tradição do Mamulengo.

O DF concentra o maior número de grupos e artistas brincantes fora da região Nordeste. O grupo Mamulengo Sem Fronteiras, que nasceu em Taguatinga há mais de duas décadas, é responsável por idealizar e organizar o festival.

Além deste grupo, se apresentarão, também do DF, o Mamulengo Presepada, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Lengo Tengo, Mamulengo Alegria e Mamulengo Saruê. O festival também receberá três participações especiais: a Carroça de Mamulengos, do Ceará, a Cia Boca de Cena, da Paraíba, e o grupo Babaulengo, de Pernambuco. 

Durante os cinco dias do festival, acontece, ainda, a exposição fotográfica "PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF", com registros de Davi Mello.

Confira a programação completa: 

Entrada franca e classificação livre

Onde: Teatro Yara Amaral - Centro Cultural SESI Taguatinga

19/10 - Quarta

9h30: Mamulengo Lengo Tengo (DF)

15h: Mamulengo Fuzuê (DF)

20h: Abertura Mamulengo Sem Fronteiras + Carroça de Mamulengos (CE)

20/10 - Quinta

9h30: Mamulengo Saruê (DF)

15h: Mamulengo Presepada (DF)

20h: Cia Boca de Cena (PB)

21/10 - Sexta

9h: Babaulengo (PE)

10h: Mamulengo Alegria (DF)

15h: Mamulengo Sem Fronteiras (DF)

20h: Roda de Saberes Butando Bunecos - diálogo sobre mamulengo e patrimônio, com a presença dos grupos participantes, pesquisadores e representantes do Iphan-DF

17/10 a 21/10 - Segunda a sexta

Exposição Fotográfica PAREIADA - Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino