Distrito Federal

Eleições 2022

DF teve 23 urnas substituídas neste domingo (30)

Balanço foi apresentado pelo TRE-DF

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Urna eletrônica é auditável e mais segura que voto impresso - Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF) informou que 23 urnas precisaram ser substituídas durante a votação do segundo turno das eleições na capital do país. O balanço corresponde às informações apuradas até 13h. 

Ao todo, são mais de 6 mil equipamentos utilizados em 610 locais de votação. O número de urnas de reserva prontas para serem substituídas chega a quase 700.

O (TRE-DF) informou que, até às 11h30 deste domingo (30), seis pessoas haviam sido presas por suspeita de crimes eleitorais no DF. 

O movimento nas seções eleitorais tem sido tranquilo neste segundo turno, sem registro de filas. Os eleitores do DF agora só votam para presidente, já que a eleição para governador foi definida em primeiro turno. 

Propaganda irregular

A TRE-DF ainda informou que apura denúncias de propaganda irregular neste domingo. Uma delas é o uso de outdoor fazendo menção sobre a Copa do Mundo no Catar este ano, numa referência ao número de Bolsonaro na urnas, o que é ilegal. "Essas denúncias estão sendo encaminhadas ao Ministério Público, está sendo feito a abertura de notícia de irregularidade e terá o tratamento adequado", destacou a juíza Ana Claudia Loyola, da Coordenação de Fiscalização Eleitoral da corte.


Crime eleitoral: outdoor faz propaganda de Jair Bolsonaro no DF / Reprodução/Twitter

O tribunal informa ainda que, diferentemente do primeiro turno, desta vez não tem sido registrada a ocorrência do derrame de santinhos em locais de votação. A prática é comum no primeiro turno quando envolve a escolha de cargos de deputados distrital e federal, além de senador.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino