Mais de 1,8 milhão de eleitores do DF foram às urnas em 30 de outubro, confirmando, por aqui também o ineditismo de um comparecimento maior de eleitores no segundo turno. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 82,43% dos eleitores foram às urnas no DF.
O Tribunal também divulgou os dados de perfil dos eleitores. A maioria, é mulher, correspondendo a 54% das pessoas aptas a votar no DF. O eleitorado masculino corresponde a 46%.
Outras 707 pessoas declararam nome social e estavam aptas a votar, mas o TSE não divulgou quantas, de fato, foram às urnas.
A maior parte dos eleitores no DF tem entre 40 e 44 anos (259.825 pessoas). Neste recorte, as mulheres também são maioria, correspondendo a 141.580 eleitoras. Já os homens nessa faixa etária somaram 118.245.
Quase 60% dos eleitores se declararam solteiros; 33% casados; 5% divorciados; e 2% viúvos.
Quanto ao grau de instrução, os dados do TSE evidenciam que 30,28% dos eleitores brasilienses concluíram o ensino médio; outros 23,05% chegaram a se formar em algum curso superior.
Apenas 5% dos eleitores da capital concluíram apenas o ensino fundamental; 3,27% sabem apenas ler e escrever; e 0,8% se declarou analfabeto.
As estatísticas completas e mais dados dos 1º e 2º turnos das eleições de 2022 podem ser acessados pelo site Divulga, o site e o aplicativo Resultados, o Portal de Dados Abertos e o Sistema de Estatísticas Eleitorais, todos desenvolvidos e certificados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com o auxílio das ferramentas, o eleitor pode verificar os votos recebidos em cada urna (seção de votação) além de ter acesso ao total de votos recebidos por cada candidato e partido político, a quantidade de votos brancos e nulos, bem como a identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral.
A disponibilização dos dados é mais uma forma de tornar a apuração de votos mais transparente. O material pode ser acessado aqui.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino