Distrito Federal

Operação

Servidores de escola no Paranoá podem estar envolvidos em desvio de verbas

Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a fornecedores e servidores da escola

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Polícia Civil cumpriu mandados no Paranoá, Águas Claras e Planaltina - Divulgação/PCDF

A Polícia Civil cumpriu pelo menos 10 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (4) em uma operação que investiga desvio de verbas no Caic Santa Paulina, no Paranoá. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, segundo a polícia, para não atrapalhar as investigações.

A Secretaria de Educação do DF também evitou comentar o episódio, alegando o segredo de justiça da investigação. Até o momento, há indício da participação de servidores da escola e de quatro empresas.

A operação Reprovados foi iniciada após a Delegacia de Repressão à Corrupção (Drcor) receber denúncias feitas por servidores da própria escola de má aplicação de verbas do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

Os investigadores encontraram notas fiscais da compra de produtos que sequer fazem parte do ramo de atuação das empresas que as emitiram. Também há emissão de notas com data anterior à do próprio orçamento, e apresentação de orçamentos por empresas fictícias.

Segundo a polícia civil, os investigados desviaram quantias e mercadorias obtidas através das verbas do PDAF. Os valores não foram divulgados.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, falsificação de documentos e organização criminosa, entre outros delitos. Somadas, as penas podem chegar a 21 anos de prisão.

PDAF

Através do PDAF, a Secretaria de Educação disponibiliza diretamente às escolas públicas do DF recursos financeiros complementares e suplementares para aquisição de produtos e serviços de acordo com a necessidade de cada instituição. O objetivo é assegurar autonomia e gestão democrática às escolas públicas do DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino