O feriado de Proclamação da República nesta terça-feira (15) e o ponto facultativo desta segunda (14) para servidores do GDF e servidores públicos federais vão alterar o funcionamento de serviços públicos e do comércio no Distrito Federal.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), as unidades de saúde funcionam normalmente nesta segunda. Já na terça, somente os serviços de urgência e emergência estarão disponíveis à população.
Saúde
O Samu e serviços de emergência dos hospitais regionais, unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h. Emergências odontológicas serão atendidas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) de forma ininterrupta.
Já as UBSs, ambulatórios e policlínicas abrem normalmente hoje, mas fecham amanhã.
Transporte
Hoje as empresas de ônibus com a tabela horária de dia útil. Na terça, os coletivos vão circular nos horários da tabela de domingo.
Já o metrô funciona nesta segunda das 5h30 às 23h30; amanhã, o horário de funcionamento será das 7h às 19h.
Cultura
Os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa seguirão seus horários de funcionamento normais, nos dias 14 e 15 de novembro. A exceção é o Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, que estão fechados devido à interdição da Praça dos Três Poderes.
Parques
O Zoológico de Brasília não abre nesta segunda-feira; já na terça, o atrativo abre as portas das 8h30 às 17h.
Os parques, praças e unidades de conservação sob gesto da Brasília Ambiental seguem os horários normais de funcionamento.
Comércio
A Fecomércio informou que os segmentos de feiras, farmácias, supermercados, bares e restaurantes irão operar normalmente no DF, tanto no recesso, quanto no feriado.
Fica a cargo dos proprietários das lojas de rua abrirem as portas ou não no feriado. Shoppings, supermercados e afins também estão autorizados a abrir.
A exceção é para as lotéricas de rua, que não abrem na terça. Entretanto, as unidades que funcionam dentro de shoppings poderão funcionar.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino