Distrito Federal

violência policial

Policiais que agrediram jovem negro em abordagem são afastados das ruas

Caso ocorreu em Planaltina (DF) e está sendo investigado pela Corregedoria da PM

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Jovem negro é agredido por policiais militares durante abordagem em Planaltina (DF): ele leva empurrões, chutes, tapas e socos mesmo sem reagir à revista - Reprodução

Os três policiais militares que agrediram um jovem negro durante uma abordagem em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, foram afastados das ruas, segundo informou a corporação nesta terça-feira (15). O caso ocorreu no último domingo (13). Imagens de câmeras de segurança captaram toda a ação dos policiais e foram veiculadas em diversos veículos de imprensa.

A vítima é Marcos Vinícius, de 27 anos, que estava em uma distribuidora com outros quatro amigos quando foram abordados pelos PMs. No vídeo, é possível ver os policiais iniciando uma revista nos cinco jovens, que obedecem às ordens de revista. Mesmo assim, Vinícius é o único a ser violentamente agredido. Ele leva tapas, socos e é empurrado algumas vezes até cair e ficar no chão. 

Em entrevista concedida à TV Globo, o rapaz, que trabalha como garçom em uma lanchonete nas proximidades de onde foi agredido, informou que tinha acabado de sair do serviço e encontrou amigos na distribuidora. 

"Com certeza houve excesso. Engraçado que só foi comigo. Eu acho que a polícia é paga para proteger e fazer o trabalho dela, não oprimir e fazer o violência com ninguém", afirmou Marcos Vinícius à emissora.  

De acordo com a PMDF, os policiais, cujas identidades não foram reveladas, não farão serviços operacionais nas ruas enquanto durarem as investigações internas da Corregedoria. Durante esse período, eles farão trabalhos administrativos. 
  
O pedido de investigação pela Corregedoria da PMDF já havia sido exigido pela 3ª Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Para o órgão, há indícios claros de autoria de crime militar para a instauração de inquérito. A Corregedoria da PMDF tem o prazo de dez dias para responder ao MPDFT, a contar do dia 14 de novembro.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino