Distrito Federal

solidariedade

Estoques de sangue no DF têm 31% de queda no mês; saiba como doar

Hemocentro celebra Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e pede colaboração da sociedade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável: procedimento não leva mais do que 90 minutor - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na semana em que se comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em 25 de novembro, a Fundação Hemocentro de Brasília alerta para o baixo nível dos estoques públicos neste fim de ano. Segundo o órgão, as provisões atuais de Concentrados de Hemácias estão 31% menores em relação a outubro de 2022 e 3% menores em relação a novembro de 2021. 

Os grupos sanguíneos A positivo, O positivo e O negativo estão em níveis abaixo do adequado, informou o Hemocentro. "Ressaltamos que independente dos níveis dos estoques, as doações têm que se manter contínuas para todos os tipos, a fim de que os estoques permaneçam dentro dos níveis considerados seguros", destacou o órgão, em nota.

O Hemocentro esclarece que o estoque estratégico atual poderia abastecer toda a rede pública do DF e hospitais conveniados de três a sete dias, a depender do hemocomponente (hemácia, plasma ou plaqueta), se não houvesse qualquer doação de sangue no período. A plaqueta é o hemocomponente com validade mais curta, de apenas cinco dias.

Entre 1º de janeiro e 31 de setembro, houve um total de 39.538 doações, o que dá uma média de 169 doações de sangue por dia registradas, números considerados suficientes para alcançar os níveis de segurança e o abastecimento integral da rede pública de saúde. Porém, a partir de agosto, o número de doações caiu, como costuma acontecer, afetando a segurança dos estoques. 

"O período de seca contribui para o aumento da inaptidão e não comparecimento dos candidatos. Historicamente, os meses de agosto a novembro apresentam queda no número de doações. Por isso é importante mantermos a média apresentada no primeiro semestre de 2022", enfatizou o Hemocentro. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, dependendo do hemocomponente que o paciente precisa receber. 

Para mobilizar mais doadores de sangue, a Fundação Hemocentro costuma enviar lembretes por e-mail, contato por whatsapp e por ligação telefônica às pessoas que já podem fazer uma nova doação. A semana contará com uma programação especial na sede do Hemocentro, com programação musical e outras atividades.

Quem pode doar

A doação de sangue é um processo que leva até 90 minutos, desde o cadastro até o lanche pós-coleta. O atendimento agendado continua obrigatório, para não haver aglomerações, e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos 10 dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

Com relação às vacinas, o tempo de impedimento é mais curto: a vacina contra gripe e a Coronavac impedem a doação de sangue por dois dias após a dose. Já as vacinas Pfizer, Astrazeneca e Janssen impedem por sete dias após cada dose.

Agendamento

O atendimento para doação de sangue é realizado mediante agendamento prévio. A medida foi adotada em virtude da pandemia de coronavírus, a fim de aprimorar o controle do número de pessoas que aguardam para doar sangue. E será mantido, em função da comprovada otimização de tempo de permanência dos candidatos à doação nas dependências da Fundação, trazendo maior comodidade.

O agendamento individual pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2, ou 0800 644 0160. O horário desse atendimento telefônico é de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

O agendamento de grupos para doação de sangue deve ser feito pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447. Nesses números, o atendimento telefônico é de segunda a sábado (exceto feriados), das 7h às 18h.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino