Distrito Federal

Copa do Mundo

DF: confira a lista de serviços que abrem e fecham na estreia da Seleção na Copa

A maioria dos órgãos e serviços do GDF terão horários alterados; transporte público terá aumento nos dias de partida

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
As UPAs estão entre os serviços de saúde que atenderão de forma ininterrupta | - Renato Alves/Agência Brasília

A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 nesta quinta-feira (24) em partida contra a Sérvia, às 16h. Para que a maioria dos brasilienses possa acompanhar a partida, haverá alteração nos horários de funcionamento de bancos, órgãos públicos e comércio.

Confira o que a abre e fecha durante a estreia do Brasil na Copa do Catar:

A maioria dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) terão mudanças no funcionamento.

Saúde

Nesta quinta-feira (24, os ambulatórios, policlínicas, unidades básicas de saúde (UBS), Hemocentro, Farmácias de Alto Custo e salas de vacinação funcionarão das 8h às 14h – mesmo horário de funcionamento para as unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi).

A Secretaria de Saúde (SES) informou que os serviços de urgência e de emergência vão funcionar normalmente, inclusive durante as partidas da Seleção. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) também funcionarão de forma ininterrupta.

Transporte

O Metrô e as linhas de ônibus do transporte público terão reforços durante a tarde para atender os usuários que forem liberados por empresas privadas ou órgãos governamentais.

Haverá aumento de trens das 14h às 16h; já no transporte público, o incremento nas linhas começa já às 13h30 desta quinta.

Educação

Nesta quinta, as escolas públicas do DF terão atividades presenciais normais no turno matutino e, nos turnos vespertino e noturno, em caráter excepcional e único, não haverá atividade presencial.

Comércio

O comércio varejista, bem como de bens e serviços também vai funcionar normalmente, mas atenção, porque o funcionamento de lojas, shoppings e outros serviços ficará a critério dos próprios empresários, havendo possibilidade de que os empregadores dispensem os funcionários para acompanharem os jogos fora da empresa.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que o setor terá funcionamento especial. Nos dias de jogos com horário previsto para 12h, o atendimento ao público nos bancos será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Quando as partidas forem às 13h, o funcionamento será das 8h30 às 11h30. Nos dias em que os jogos começarem às 16h, o expediente será das 9h às 14h.

Demais serviços

As unidades do Na Hora, os núcleos do Programa Pró-Vítima e os conselhos tutelares estarão abertos das 8h às 14h. Os pontos de atendimento do Procon funcionarão normalmente.

Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, número 125; já o Centro Integrado 18 de Maio atenderá das 8h às 14h.

Os Centros Pop e os Restaurantes Comunitários funcionam normalmente; já os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Convivência funcionam de acordo com o horário estabelecido por decreto.

No Detran/DF não haverá atendimento ao público nesta quinta-feira (24).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino